Detran alerta para sites falsos para quitação de IPVA em SC e no PR

Golpistas atraem contribuintes para sites falsos patrocinados com descontos de até 20% no pagamento do IPVA.

Foto: Divulgação

 

 

Criminosos estão utilizando sites falsos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para desviar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Paraná e em Santa Catarina.

 

Por meio de endereços patrocinados, aqueles em que o dono da página paga para a plataforma disparar a publicação entre os usuários, os golpistas sugerem o pagamento do imposto com descontos de 15 a 20%.

 

Ao entrar nos sites falsos, os contribuintes são direcionados a uma página de quitação do débito, onde são orientados a fazer o pagamento do imposto através do Pix.

 

Em Santa Catarina, o Detran informou que o departamento jurídico do órgão já foi acionado e tomará as medidas necessárias para combater este tipo de golpe. No Paraná, os sites falsos também já estão sendo investigados.

 

Recentemente, a autarquia paranaense teve seu nome vinculado a sites falsos de leilões online. Em nota, o órgão afirmou que não possui nenhum canal para realização de leilões e que os eventos são promovidos por leiloeiros públicos oficiais, devidamente credenciados junto ao departamento.

 

Com o aumento deste tipo de golpe, os órgãos estaduais de trânsito solicitam a máxima atenção dos contribuintes para que sejam utilizados somente os canais oficiais do Detran. No Paraná, o site oficial é www.detran.pr.gov.br, enquanto em Santa Catarina, o endereço correto para acesso é o www.detran.sc.gov.br.

 

Segundo Jucelia de Mello, do Kuhl Despachante, uma das formas mais seguras de quitar e parcelar o tributo é através do despachante. “Além de ter todo o suporte e orientação necessária, o contribuinte pode parcelar o tributo em até 18 vezes no cartão de crédito e optar pela quitação com a guia de recolhimento da Receita Estadual”, disse.

 

De acordo com o delegado regional da Polícia Civil de Mafra, Nelson Vidal, a população deve se atentar sempre ao endereço da plataforma e desconfiar de descontos e métodos fáceis de pagamento do IPVA. “Caso o cidadão se depare com um destes sites, deve registrar um boletim de ocorrência e salvar todas as informações possíveis que possam auxiliar a Polícia Civil nas investigações”, disse.