Exército faz simulação de combate para certificação de Força de Prontidão

Militares da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada passaram por simuladores virtuais de jogo de guerra a simulação real de combate

Continua após a Publicidade

Continua após a Publicidade

 

 

A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada – da qual o 5º RCC e a 11ª BAAA fazem parte -, iniciou em junho a Certificação do 2º Ciclo da Força de Prontidão (FORPRON) de 2021. Os treinamentos reais se estendem até julho no Campo de Instrução Marechal Hermes, em Três Barras, o objetivo é manter o nível de prontidão operacional das tropas.

 

Segundo o comandante da 5ª Brigada, general Sergio Martins, nesta fase do treinamento, a última e que vale a certificação da tropa, acontece as simulações de combate: construtiva, virtual e viva.

 

A simulação construtiva tem o objetivo de adestrar comandos e Estados-Maiores na tomada de decisão por meio de simulações do combate como um todo, (jogos de guerra). Já na simulação virtual, são utilizados simuladores, em um ambiente virtual com auxílio de computadores, onde os militares podem ser adestrados individualmente ou de forma coletiva. E a simulação real ou viva é o exercício de campanha, com veículos e armamentos reais, dotados de dispositivos laser, com enfoque nas operações ofensivas”, explica.

 

 

FORPRON

É uma força militar com prontidão permanente para o emprego em missões reais do Exército, quer seja no combate convencional, quer seja em ações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem). Os militares que fazem parte da FORPRON estão aptos para cumprir qualquer missão de combate no território nacional, bem como, mediante ordem, atuar como Força Expedicionária, ou ainda, Força de Paz.

 

 

5ª Brigada de Cavalaria Blindada

A Brigada é uma equipe de combate multidisciplinar, com doze Organizações Militares (OM) localizadas em cidades dos estados do Paraná e Santa Catarina, apta a qualquer tipo de operação, com ênfase no ataque, aproveitamento do êxito e perseguição. São mais de cinco mil soldados prontos para o combate em prol do Brasil.

 

 

Com informações do centro de comunicação da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada