Governadora do Distrito 4740 do Rotary destaca ações da entidade na região

Maria Alice Baggio falou sobre a importância da organização e sobre os projetos em desenvolvimento.

 

 

Em entrevista ao Riomafra Mix, a governadora do Distrito 4740 do Rotary Club, Maria Alice Baggio, falou sobre a organização e os projetos em desenvolvimento para a região.

 

Segundo Maria Alice, o Rotary é uma organização mundial sem fins lucrativos que tem como objetivo principal promover a prestação de serviços humanitários, a promoção de elevados padrões de ética em todas as profissões e ajudar a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

 

Com mais de 1,3 milhão de associados em 218 países e regiões geográficas, a organização é formada por clubes locais que realizam projetos e atividades em suas comunidades e também colaboram com projetos internacionais de caridade e desenvolvimento. O Rotary também é conhecido por sua campanha mundial de erradicação da poliomielite, que já reduziu em mais de 99% o número de casos da doença no mundo todo.

 

Segundo Maria Alice, o Distrito 4740 está avaliando as demandas da região e investindo recursos para atender a população, com apoio do poder público e de iniciativas privadas. Recentemente, o Rotary investiu mais de R$ 200 mil para o projeto de implantação da UTI Neonatal e Pediátrica no Hospital Santa Cruz de Canoinhas. O Distrito também está implementando ações voltadas para o meio ambiente, com o apoio de empresas cidadãs, e projetos voltados ao empoderamento feminino e à igualdade de gênero.

 

Estas ações incluem a educação de meninas, o treinamento profissional e intervenções legislativas. “Precisamos incentivar a participação feminina em todos os níveis, na política, nos negócios e nas organizações sem fins lucrativos. É importante que os homens também apoiem essa causa e sejam agentes de mudança, reconhecendo e lutando contra a discriminação e a violência baseadas no gênero”, disse.

 

Como mulher, Maria Alice também falou sobre os desafios de assumir um cargo de liderança. “Eu sou mulher e passo pelas dificuldades que a maioria das mulheres também passa. Para assumir um cargo de liderança, eu tive que estudar muito, abdicar do meu tempo em família e construir uma estrutura que me permitisse chegar onde cheguei. Se meu marido e meu filho não me dessem suporte para estar aqui, seria muito mais difícil. A mulher precisa de amparo e que as pessoas ao seu redor entendam os desafios que nos são impostos. Não cabe apenas à mulher cuidar de casa e dos filhos, é uma responsabilidade conjunta. Se eu não tivesse o conhecimento e o amparo familiar, eu não teria assumido essa liderança com tanto zelo”, disse.

 

A governadora também explicou a diferença entre o Rotary Club e o Lions Club. “O Rotary e o Lions são instituições internacionais de serviços que fazem trabalhos humanitários. A diferença é que o Rotary tem uma estrutura mais hierárquica e organizada em níveis, com governadores de distrito e um presidente mundial. Já o Lions tem uma estrutura mais descentralizada, com cada clube operando de forma independente. Apesar disso, ambas as organizações compartilham o compromisso de promover o bem-estar social e ajudar aqueles que mais precisam, por meio de projetos e ações voluntárias”, concluiu.