Programa Jovem Senador 2023 está com inscrições abertas

Alunos de ensino médio podem inscrever suas redações até 15 de maio. O tema deste ano é “Saúde Mental nas Escolas Públicas”.

Foto: Divulgação

 

 

Com o tema “Saúde Mental nas Escolas Públicas”, o Programa Jovem Senador 2023 está com inscrições abertas até o dia 5 de maio. A seleção dos jovens é feita por meio de um concurso de redação no qual podem participar estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de todo o país.

 

A seleção é feita em três etapas. Na primeira, as escolas que possuem o interesse em participar selecionam uma redação que irá representá-la. Na segunda fase, as secretarias de Educação de todo o Brasil selecionam as três redações que irão representar cada estado. Por fim, o Senado Federal seleciona as 27 redações vencedoras, sendo uma redação de cada estado e do Distrito Federal. O regulamento completo com todas as informações está disponível aqui.

 

Esta é a 11ª edição do Jovem Senador e o material para a participação é composto da ficha de inscrição e folha de redação, disponíveis aqui.

 

Podem participar do programa, jovens com 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023; matriculados no Ensino Médio, em tempo parcial ou integral, nas modalidades regular, profissional técnico, integrado, especial, indígena ou educação de jovens e adultos (EJA). Vale ressaltar, apenas estudantes de escolas públicas estaduais podem concorrer a uma vaga no Programa Jovem Senador.

 

Após o resultado, os vencedores e seus respectivos professores orientadores participarão da Semana de Vivência Legislativa, que será no período de 21 a 25 de agosto.

 

Na visita ao Senado, os estudantes podem simular o processo legislativo e até apresentar sugestões de projetos. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.