Pandemia reduz consumo elétrico, mas aumenta inadimplência

Indústria e comércio puxaram a queda no consumo de energia, mas reforçaram também a inadimplência

A redução do consumo médio de energia elétrica em Santa Catarina chegou a 20% após a pandemia do coronavírus. A informação foi divulgada pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), que também observou o crescimento de 12% na inadimplência dos consumidores no mês de abril.

Segundo o estudo da Empresa, a redução no consumo se deve especialmente à indústria, que é a maior consumidora de energia elétrica. O setor industrial demonstrou redução de 22% no consumo, se comparado ao mesmo período do ano passado. Já o comércio, obteve redução de 15% no consumo de energia em abril deste ano.

Como o isolamento social levou as pessoas a permanecerem mais tempo em casa, o consumo residencial apresentou aumento de 14% em relação a abril de 2019.

O levantamento também aponta que a inadimplência entre os consumidores catarinenses teve um aumento de 12% em abril. Esse percentual acompanha o índice registrado pelas demais distribuidoras que atuam no Brasil, conforme dado divulgado recentemente pelo Ministério de Minas e Energia.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Celesc, o aumento é reflexo da medida anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que proibiu o corte no fornecimento de energia por falta de pagamento das contas de luz, no prazo de 90 dias. Em Santa Catarina, o maior impacto foi entre as classes consumidoras Industrial e Comercial que, juntas, registraram aumento de cerca de 42% de inadimplência.