Planalto Norte tem 80% de chance de ver neve nesta sexta-feira, diz Epagri/Ciram

O fenômeno deve começar de madrugada e se estender, no máximo, até o começo da tarde.

 

A meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina afirmou que o Planalto Norte tem 80% de chance de ver neve nesta sexta-feira (21). O fenômeno deve começar de madrugada e se estender, no máximo, até o começo da tarde.

 

Marilene alerta, no entanto, que trata-se de uma previsão e não de uma constatação. O que dá segurança aos meteorologistas é a combinação perfeita entre umidade e frio. Entre quinta (20) e sexta-feira (21), a temperatura deve cair e atingir mínima de 1°C.

 

Ainda segundo a meteorologista, somente a chegada de uma massa de ar seco impediria a formação de neve, mas não há nada previsto. “Tudo está acontecendo para este modelo, mas temos de ir acompanhando”, afirma.

 

Modelos são cálculos matemáticos que estimam as probabilidades de ocorrer determinado fenômeno. Quanto mais próximo, mais certeiro ele é. No caso da neve, a previsão 48 horas antes já se aproxima substancialmente da realidade.

 

Frio intenso

Na noite desta quinta-feira (20), o frio intenso e a alta umidade favoreceram a condição de neve e/ou chuva congelada no Planalto Sul, segundo a Epagri/Ciram. Na sexta-feira (21), essa condição estendeu-se para as áreas altas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte, com menor chance para o Oeste, Florianópolis, Serrana e Alto Vale do Itajaí. A região com maior possibilidade de acúmulo de neve é o Planalto Sul.