Região da Amplanorte desponta como polo estratégico no agronegócio catarinense

Planalto Norte teve participação de 7,41% na economia estadual.

Foto: Epagri/Divulgação

 

A microrregião da Amplanorte vem consolidando sua posição como um polo significativo no cenário do agronegócio catarinense, revelando uma notável expansão do setor em seus 10 municípios, que abrangem uma extensão territorial de mais de 8 mil quilômetros quadrados, equivalente a 8,49% do território total do estado.

 

A região tem atraído a atenção de diversas empresas do setor devido à sua expressiva produção e elevada produtividade. A diversificação das atividades agrícolas, que incluem a produção de cereais como milho, soja e feijão, além de aves, suínos, madeira, erva-mate e leite, contribuiu para um valor adicionado expressivo, atingindo a cifra parcial de R$ 4,8 bilhões em 2023.

 

Essa marca representa 7,41% da participação da Amplanorte na economia estadual, que, gerou um valor adicionado de R$ 64 bilhões.

 

Foto: Governo SC/Divulgação

 

Santa Catarina se destaca pela sua significativa capacidade produtiva, e o Planalto Norte é reconhecido como a última fronteira agrícola do Estado. Com base nos números preliminares de 2023, é estimado que o agronegócio catarinense representará 14% do total estadual.

 

Nesse contexto, também se destaca importância logística do Planalto Norte, com proximidade de pelo menos quatro portos e uma ferrovia ativa, que conecta a região de Norte a Sul do país, alcançando o porto de São Francisco do Sul, considerada a maior estrutura graneleira do estado.

 

Veja o ranking dos 10 maiores produtores: