Semana começa com alerta de chuva volumosa e temporais na região

Instabilidade deve agravar a ocorrência de alagamentos e inundações.

Foto: Robson Komochena

 

 

A região deve enfrentar mais uma semana de chuva intensa e temporais, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. A instabilidade pode provocar destelhamentos, quedas de árvores, problemas na rede elétrica, deslizamentos e mais alagamentos e inundações.

 

Os temporais estão previstos para esta segunda-feira (16). A condição ocorre devido a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica com a formação de um cavado (área de baixa pressão) entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As chuvas terão volume elevado com acumulados próximos de 20 milímetros em Riomafra. As temperaturas também estarão altas, registrando máxima de 28°C.

 

“O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e chuva pontualmente intensa”, alerta a Defesa Civil.

 

Os temporais persistem durante a terça-feira (17), com alerta de chuva e rajadas de vento de 40 km/h. O volume de chuvas aumenta no decorrer do dia, com acumulados próximos de 30 milímetros. A condição é decorrente da instabilidade que já afeta Santa Catarina, combinada com a formação e o avanço de uma nova frente fria. Já as temperaturas caem um pouco, devido à cobertura de nuvens, registrando máxima de 22°C.

 

Na quarta-feira (18), a chuva perde força, mas o dia ainda deve ter bastante nebulosidade e pancadas isoladas de chuva, com volumes próximos de 10 milímetros. As temperaturas devem permanecer mais amenas e não sobem muito ao longo do dia. Em Riomafra, os termômetros registram máximas entre 13°C e 18°C.

 

Já para a quinta (19) e sexta-feira (20), a atuação de novas áreas de instabilidade favorecem a ocorrência de chuva isolada na região. No entanto, os acumulados registrados são bem menores e próximos de 5 milímetros. O sol deve aparecer entre nuvens somente na sexta-feira, após dias de céu encoberto.

 

As temperaturas ficam mais baixas na quinta-feira, com máxima de 16°C. Já na sexta, os termômetros registram máxima de 22°C.

 

Nível do rio Negro

O acumulado de chuvas previstos para o decorrer da semana devem agravar ainda mais a situação das enchentes na região. O nível do rio Negro, segundo a leitura das 10 horas desta segunda-feira, registrou a marca de 10,685 metros, com vazão de 699 metros cúbicos por segundo.

 

O nível do rio chegou ao pico de 10,930 metros à meia-noite de domingo (15) e começou a baixar nas últimas horas. No entanto, a previsão de chuvas para esta semana, preocupa as autoridades, que seguem monitorando de perto o nível do rio.

 

Tendência para os próximos 10 dias

A maior parte do período será de sol entre nuvens e episódios isolados de chuva. Os totais de precipitação estarão melhor distribuídos entre os dias 23 e 24 e novamente entre 27 e 28, devido à passagem de frentes frias.

 

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil de Santa Catarina.