5º Regimento de Carros de Combate comemora 79 anos de criação

O regimento é uma das mais modernas organizações militares do país.

Fotos: 5º RCC/Divulgação

 

 

O 5º Regimento de Carros de Combate (5º RCC) comemora nesta segunda-feira (3), o 79º aniversário de criação.

 

Criado no dia 3 de abril de 1944, hoje, o regimento é uma das mais modernas organizações militares do país.

 

 

Uma solenidade realizada no sábado (1), celebrou a data. A cerimônia foi presidida pelo General de Brigada Marcelo Goñes Sabbá de Alencar, comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e contou com a presença de autoridades civis, militares, antigos integrantes, amigos e familiares do Regimento Tenente Ary Rauen.

 

Durante o evento, foram entregues a “Medalha Tenente Ary Rauen” e “Medalha Sangue Rionegrense” às personalidades civis e militares que honraram as histórias e tradições do Regimento.

 

 

Histórico

O 5º Regimento de Carros de Combate, ou “Quinto de Tanques” como é carinhosamente apelidado por seus integrantes, foi criado em 3 de abril de 1944, com a denominação de 1º Regimento Moto Mecanizado, sendo precursor da Motomecanização do Exército Brasileiro. Seu primeiro comandante foi o Coronel Cyro Riopardense de Resende, tendo se instalado em Santo Ângelo (RS).

 

Em 1946, passou a denominar-se 1º Regimento de Cavalaria Motorizado e, em 1954, 1º Regimento de Reconhecimento Mecanizado.

 

No ano de 1971, recebeu sua atual denominação: “5º Regimento de Carros de Combate” e, em 1973, foi transferido para Rio Negro.

 

 

Em 2005, recebeu seu estandarte histórico e a denominação histórica de “Regimento Tenente Ary Rauen”, em homenagem ao bravo herói “riomafrense” da Força Expedicionária Brasileira, que tombou em combate durante o ataque à Montese, na 2ª Guerra Mundial.

 

Ao longo dos anos, diferentes viaturas foram empregadas no Regimento. Até a década de 70, utilizou-se a Viatura M3A1 Stuart. Em 1973, esta foi substituída pelo Carro de Combate M41, utilizado até o final da década de 90. Em 1997, estes foram substituídos pelos Carros de Combate M-60 A3 TTS, todos eles de origem norte-americana.

 

Em 2012, os M-60 passaram a ser substituídos pelos Leopard 1 A5 BR, de origem alemã. Essa mudança transformou o Regimento em um dos núcleos de modernidade da Força Terrestre. Hoje, o 5º RCC conta com 54 Leopard 1A5 BR.

 

Instrução nos M41 Walker Bulldog. Foto: Acervo/5º RCC.

 

Também em 2012, foi iniciada a construção destas novas instalações, que passamos a ocupar desde abril de 2016. Com amplas garagens e uma estrutura moderna, o 5º RCC se configura como um avançado projeto, referência para a tropa blindada e para o Exército Brasileiro.

 

Em 2016, o 5º RCC foi agraciado com a Ordem do Mérito da Defesa, pelos relevantes serviços prestados às Forças Armadas.

 

Atualmente, o 5º RCC possui a seguinte organização: Estado-Maior, um Esquadrão de Comando e Apoio, quatro Esquadrões de Carros de Combate e um Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva.

 

Foto: Relações Públicas do 5º RCC

 

Com informações do 5º RCC.

 

Errata: o texto foi atualizado

Diferente como anunciamos no título desta reportagem, a comemoração dos 79 anos criação do regimento se refere a sua fundação em Santo Ângelo/RS.

 

Em Rio Negro, a unidade foi instalada 50 anos mais tarde, em 1973.