Banda marcial do Barão de Rio Negro ganha 4 títulos em concurso interestadual

Evento reuniu bandas e fanfarras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Fotos: Divulgação

 

 

A banda marcial do Colégio Estadual Barão de Antonina de Rio Negro participou do Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras, realizado na cidade de São José dos Pinhais no último domingo (27). O evento reuniu bandas e fanfarras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

 

A representante rionegrense, que fez sua estreia em competições, surpreendeu a todos ao conquistar quatro troféus. O grupo ficou em primeiro lugar nas categorias Banda Marcial Infanto Juvenil, Pelotão de Bandeiras Infanto Juvenil e Baliza Infanto Juvenil, com a aluna Kayla Reichartd Colaço; e ainda garantiu a terceira colocação na categoria de Corpo Coreográfico Infanto Juvenil.

 

A fanfarra do Colégio Estadual Barão de Antonina acumulou diversos títulos na década de 80 e 90, mas foi descontinuada no decorrer dos anos. No entanto, o projeto foi retomado em 2016 para os desfiles cívicos de 7 de setembro.

 

Após a interrupção causada pela pandemia, em 2022, o colégio obteve o apoio e parceria do IRBEM (Instituto Riomafrense do Bem Estar do Menor), que permitiu a transformação da fanfarra em uma banda marcial. Essa parceria viabilizou melhorias nos equipamentos e fardamentos e a contratação de professores qualificados.

 

As atividades da banda acontecem de duas a três vezes por semana nas dependências do colégio, no período de contraturno escolar. Os integrantes recebem aulas de Teoria Musical e Prática Instrumental com o maestro Radamez Santos Bandeira. Já as alunas do Corpo Coreográfico e Balizas têm aulas de dança semanalmente com a coreógrafa Maria Rosane Albrecht.

 

 

Frequentemente, os alunos se reúnem para ensaios coletivos, onde desenvolvem habilidades como coordenação motora, trabalho em equipe e disciplina. O maestro Radamez Santos Bandeira enfatiza que o projeto busca enriquecer o cenário cultural da região e desenvolver integralmente os alunos, preparando-os para um convívio social harmônico e o efetivo exercício da cidadania. “A música e a dança são ferramentas poderosas para a formação de jovens cidadãos conscientes e responsáveis”, afirma.

 

Atualmente, a banda conta com 52 talentosos integrantes, todos na faixa etária dos 11 aos 18 anos, distribuídos entre o pelotão de bandeiras, corpo coreográfico, baliza e corpo musical. A maioria dos jovens talentos ingressou na banda no início deste ano letivo.

 

 

Segundo Radamez, a comunidade riomafrense e as empresas locais podem apoiar o grupo, entrando em contato com o Colégio Estadual Barão de Antonina para obter informações de como patrocinar o projeto que está transformando a vida de jovens em Rio Negro. O colégio está localizado na avenida Francisco Xavier da Silva, 606, no Centro.