Cidade de Belém: maior presépio de palha do mundo é reinaugurado em Rio Negro

Obra estava em manutenção desde 2019 e foi restaurada pela artista Doralice Horn.

Foto: Prefeitura Municipal de Rio Negro

 

 

O Parque Ecoturístico São Luís de Tolosa, reinaugurou durante as comemorações do aniversário de Rio Negro, a exposição da Cidade de Belém, que carrega o título de maior presépio de palha do mundo.

 

O presépio estava em manutenção desde o fim de 2019 foi cuidadosamente restaurado pela artista e co-autora da obra, Doralice Horn, que cuidou dos detalhes para que as peças artísticas continuassem em perfeito estado por muito mais tempo.

 

A sala que abriga as obras de arte também foi revitalizada, deixando o ambiente mais aconchegante para os visitantes e propício a conservação das peças.

 

Além da Cidade de Belém, os oratórios de palha que contam as passagens da vida de Cristo também receberam manutenção.

 

A inauguração faz parte das festividades dos 151 anos de emancipação política de Rio Negro e está aberta para visitação. A entrada é gratuita.

 

As obras

A Cidade de Belém foi criada pelo artista Meinrad A. F. Horn, falecido em 2013. O espaço está localizado numa área de 50 m², com aproximadamente 1.700 personagens em palha de milho, além das peças que compõe os cenários, como edificações e elementos geográficos em diversos materiais. Os personagens retratam a vida e o cotidiano da época do nascimento de Cristo e têm, em média, 15 centímetros de altura.

 

O trabalho é resultado de minuciosa pesquisa e a principal finalidade da obra é transportar as pessoas ao passado, reproduzindo a anunciação do anjo aos pastores, o presépio da gruta, o acampamento dos Reis Magos, vinícola, mercado, hospedaria, tecelagem, sinagoga, oliveiras, fortificação romana, entre outras cenas.

 

Já os oratórios são compostos por mais de 800 personagens em palha de milho que contam detalhadamente algumas das principais passagens da vida de Cristo, como o batismo, os milagres, as bodas de Canaã, a santa ceia, toda a via sacra à crucificação e a ressurreição.

 

Foto: Prefeitura Municipal de Rio Negro