Com restrições, Rio Negro libera funcionamento de hotéis, restaurantes e comércio

Em todos os casos, o decreto obriga a utilização de máscaras durante todo o turno de serviço, independentemente do trabalhador estar em contato direto com o público.

Em novo decreto publicado nesta segunda-feira (13), Rio Negro autorizou a liberação de serviços de hotéis, pousadas, restaurantes, bares, cafés, lanchonetes e comércio de rua.

De acordo com o decreto, os serviços de hotel e pousado poderão ativar 50% de sua capacidade total de hospedagem e proibir áreas sociais de convivência, tais como sala de jogos, academias e piscinas. Os estabelecimentos deverão ainda disponibilizar álcool gel para uso dos clientes na recepção, nos elevadores e corredores de acesso. Além disso, a alimentação deve ser disponibilizada aos hóspedes através de serviço de quarto.

Para bares, restaurantes e lanchonetes, o decreto aponta para o funcionamento na modalidade de tele-entrega (delivery) ou retirada na porta/e ou balcão (take-out). As refeições deverão estar em recipientes prontos para viagem ou marmitas, sendo proibida a modalidade de autosserviço (self service).

Já no caso do comércio, não serão permitidas a prova de vestimentas, acessórios, bijuterias e calçados. O número de clientes dentro do estabelecimento não poderá ultrapassar 50% de sua capacidade e os produtos deverão ser higienizados de forma frequente.

Nos estabelecimentos em que os clientes venham a manusear roupas ou produtos de mostruários, deverá ser orientado aos trabalhadores que antes deste manuseio, os clientes tenham as mãos higienizadas com álcool-gel 70%.

Em todos os casos, o decreto obriga ainda a utilização de máscaras durante todo o turno de serviço, independentemente do trabalhador estar em contato direto com o público.

Para acessar o decreto na íntegra, clique aqui.