Com três medalhas nas Paralímpiadas Escolares, atleta rionegrense é recebido com festa

Durante sua participação no evento, Bryan Quirino da Cruz estabeleceu novo recorde brasileiro na prova de 800 metros.

Foto: Robson Komochena

 

 

O atleta Bryan Fernandes Quirino da Cruz, de 13 anos, fez história na fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2022 e fechou sua participação no evento com três medalhas de ouro para Rio Negro.

 

Após uma semana de competições no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o menino retornou para Rio Negro e foi recepcionado com uma enorme festa. O atleta recebeu homenagens e percorreu as ruas da cidade no caminhão do Corpo de Bombeiros.

 

 

Aluno da Escola Municipal Tia Apolônia, o menino foi campeão nas provas de arremesso de peso, salto à distância e 800 metros, nas categorias sub-14. Na última prova, o jovem atleta concluiu a corrida em 4 minutos e 25 segundos, estabelecendo um novo recorde nacional.

 

Orgulho nacional

Segundo o prefeito de Rio Negro, James Valério, Bryan é um orgulho para o município e um exemplo de superação. “Ele comprovou o seu talento para o esporte, conquistando medalhas a nível municipal, estadual e agora nacional. É uma satisfação ver nossa Escola Municipal Tia Apolônia colocando Rio Negro no cenário nacional dos esportes paralímpicos”, disse.

 

O atleta participou da competição, acompanhado da professora Andrea Raiman, na fase regional, e Sandra Ciola, na fase nacional. As duas destacaram o empenho e dedicação de Bryan para a competição.

 

 

Na fase regional, o menino conquistou o 2º lugar no arremesso de peso, o 2° lugar no salto em distância e o 6º lugar nos 150 metros rasos.

 

“Como na fase nacional, ele não podia mais competir nos 150 metros rasos, convidamos ele para tentar a prova de 800 metros e ele aceitou. Tivemos dois meses para treinar. Já sabíamos do potencial dele no arremesso de peso e no salto à distância, mas ver que ele também levou o ouro nos 800 metros e ainda bateu o recorde nacional foi uma enorme surpresa. Ele merece todos os parabéns”, disse Andrea.

 

Segundo Sandra, foi uma honra conhecer o centro paralímpico e estar com o atleta durante as competições. “Foi emocionante acompanhar, torcer e incentivar o Bryan nesta fase nacional. Ele é um menino de ouro, muito dedicado e esforçado”, disse.

 

O sentimento de orgulho também é compartilhado pela diretora da Escola Municipal Tia Apolônia, Marcia Ciola. “O Bryan é nosso aluno desde pequeno e sempre estimulamos e o incentivamos no esporte. Nossa missão é fazer com que todos os nossos alunos acreditem que são capazes de atingir seus objetivos. Essa é a mensagem que queremos transmitir”, disse.

 

 

Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares aconteceram nas dependências do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, reunindo mais de 1.300 estudantes-atletas de 11 a 17 anos. O evento é considerado um grande celeiro de atletas, responsável por revelar diversos medalhistas paralímpicos.