Copel anuncia expansão da rede elétrica em Rio Negro e investimentos em medidores inteligentes

Companhia pretende expandir em 41 quilômetros a rede trifásica do município em 2023.

Foto: AEN

 

 

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou que em 2023 deverá expandir 41 km de sua rede elétrica trifásica em Rio Negro. A ação garantirá o aumento da produtividade e a transformação da cadeia produtiva do agronegócio, já que a energia elétrica é um insumo cada vez mais importante no campo.

 

A empresa também anunciou que está trazendo para o Paraná, a rede de distribuição de energia mais moderna do Brasil. O programa Rede Elétrica Inteligente (REI) utiliza tecnologia de automatização, tornando o sistema mais eficiente, seguro e confiável.

 

Sem nenhum custo para o consumidor, as unidades consumidoras terão medidores digitais que se comunicam diretamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel, facilitando o controle de toda a cadeia, da subestação até o consumidor final. Esse investimento tecnológico permitirá a leitura de consumo a distância e autonomia para que os cidadãos monitorem seu consumo em tempo real por aplicativo. Além disso, o programa vai reduzir o tempo de desligamento provocado por intempéries e outros fatores externos ao sistema.

 

O programa Rede Elétrica Inteligente está sendo implantado em fases. Ao todo, as três fases instalarão 1,5 milhões de medidores inteligentes em 151 municípios do Paraná, com investimento de R$ 820 milhões e geração de 1.400 empregos diretos.

 

Na segunda fase, os medidores inteligentes já estão sendo instalados em 28 municípios das regiões Leste e Centro-Sul do Paraná, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba e o município de Rio Negro.

 

Copel em Rio Negro

Rio Negro possui atualmente 2.133 consumidores da Copel, sendo 48 urbanos e 2.085 rurais.