Diretor da Copel esclarece casos de falta de energia no interior de Rio Negro

Diogo Montovani também explicou os critérios adotados pela companhia para ligações de energia em áreas rurais.

Foto: Jesley Dias

 

 

O gerente da agência de Fazenda Rio Grande da Copel, Diogo Mantovani, participou de sessão ordinária na Câmara Municipal de Rio Negro e prestou esclarecimentos sobre os critérios adotados pela companhia para novas ligações de rede e para as eventuais quedas de energia registradas no interior do município.

 

De acordo com os vereadores, o processo de ligação de energia nas áreas rurais do município gerou inúmeras reclamações de moradores do interior, devido ao processo burocrático exigido pela companhia.

 

Segundo Diogo, para fazer uma ligação, a Copel solicita documentação que comprove o vínculo da família com o imóvel e exigências complementares previstas por legislações estaduais e federais.

 

“O processo de ligação rural requer algumas peculiaridades que as solicitações urbanas não precisam. Essa documentação específica passa por uma análise que identifica todos os apontamentos necessários para que possamos prestar contas ao Ministério Público e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Se não seguirmos o que determina a legislação, a Copel é passível de multa e somos obrigados a fazer o desligamento da unidade que recebeu o fornecimento de energia indevidamente”, disse.

 

O gerente explicou ainda que a prefeitura municipal pode apresentar uma anuência que autorize as ligações em determinadas localidades, quando não há perspectiva em relação ao loteamento. “Se a prefeitura assegurar a finalidade do imóvel, de que ele é regular, é possível sim a instalação da energia elétrica”, pontuou.

 

Quedas no fornecimento de energia

Outro assunto debatido entre os vereadores e o gerente da Copel, foi a demora para religar o fornecimento de energia em casos de queda, principalmente em áreas rurais.

 

De acordo com Diogo, Rio Negro conta com equipes próprias para realizar os reparos no fornecimento de energia. Quando há necessidade, servidores de cidades vizinhas também auxiliam nos serviços.

 

No entanto, os reparos podem ser afetados em áreas rurais, devido à dificuldade de acesso ou a presença de árvores próximas à rede elétrica. “Por conta disso, as equipes levam mais tempo para identificar o problema. Não é de interesse da Copel prejudicar o consumidor, por isso, buscamos trabalhar para que os reparos aconteçam o mais breve possível”, disse.

 

O gerente ainda afirmou que a contribuição da população é muito importante para identificar casos de queda, oscilações e outros problemas na rede elétrica.

 

“É muito importante que as pessoas entrem em contato com a Copel, seja online ou pessoalmente, e abram um protocolo quando houver qualquer problema de energia. Os protocolos ajudam a rastrear os apontamentos gerados nas redes elétricas. Quanto maior for a quantidade de solicitações provenientes de um determinado ponto, fica mais fácil identificar um problema crônico na rede e realizar os estudos necessários para reparar a situação”, concluiu.

 

A Copel conta com canais de atendimento onde a população pode fazer reclamações e abrir protocolos de manutenção. Os serviços podem ser solicitados pelo telefone 0800-510-016 ou pelo Whatsapp (41) 3013-8973.