Entenda como vai funcionar o serviço de Pronto Atendimento em Rio Negro

A partir de hoje (2), atendimento acontece no antigo posto de saúde José Krajeswski, na rua Kalil Gemael, 215, no bairro Bom Jesus.

Foto: Robson Komochena

 

 

O Pronto Atendimento Municipal de Rio Negro (PAM) está atendendo em novo endereço a partir desta segunda-feira (2).

 

O atendimento que até então era realizado no Hospital Bom Jesus, agora acontece no antigo posto de saúde José Krajeswski, situado na rua Kalil Gemael, 215, no bairro Bom Jesus.

 

O novo espaço operará 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados, sábados, domingos e pontos facultativos.

 

A apresentação das novas instalações aconteceu na tarde de domingo (1º) e contou com a presença da comunidade, autoridades, equipe da Secretaria Municipal da Saúde e da Organização Social de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SP), responsável pela gestão do pronto atendimento.

 

Segundo o administrador do Hospital Bom Jesus, Marlon Witt, a instituição seguirá atuando em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, oferecendo serviços de retaguarda ao Pronto Atendimento, como procedimentos e exames eletivos de diversas especialidades médicas.

 

“Se um paciente necessitar de um serviço que não é oferecido pelo PAM e que está dentro do escopo do HBJ, ele será encaminhado ao hospital, atendendo aos protocolos de atendimento de emergência. Esses serviços abrangem diversas especialidades como pediatria, anestesiologia, clínica geral, cardiologia, ortopedia e neurologia. Pacientes que precisam de cirurgia geral e internamento também terão o suporte do hospital”, disse.

 

Além disso, o hospital vai manter os serviços de urgência e emergência para atendimentos do SAMU, Corpo de Bombeiros e SIATE.

 

Segundo a secretária de Saúde, Simone Gondro, o novo Pronto Atendimento Municipal será responsável por oferecer atendimento qualificado a pacientes com quadros agudos e prestar o primeiro atendimento em casos cirúrgicos ou de trauma. A avaliação diagnóstica inicial determinará a necessidade ou não de encaminhamento para serviços hospitalares de maior complexidade.

 

Além disso, serão oferecidas consultas médicas no regime de pronto atendimento para casos de menor gravidade, bem como atendimentos e procedimentos médicos e de enfermagem adequados para situações críticas ou mais graves. O local também contará com prestação de serviços diagnósticos, como raios-x, exames laboratoriais, eletrocardiograma, ultrassonografia e tomografia, disponíveis 24 horas por dia.

 

O novo PAM conta com sala de espera, recepção, sala de triagem, leitos de estabilização, posto de enfermagem, farmácia, consultórios, salas de exames, área administrativa e espaço para crianças.

 

Novo PAM

O pronto atendimento funcionará de forma temporária no posto de saúde José Krajeswski, pois a prefeitura de Rio Negro firmou convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA/PR) e deve inaugurar em breve um novo PAM. O projeto está sendo construído em um terreno, localizado na rua Carlos Hugo Palmiquist, na esquina com a Rua Marçal José Pereira, no bairro Estação Nova.