Guias para pagamento da taxa de lixo 2022 já estão disponíveis em Rio Negro

Contribuintes podem emitir a guia no site da prefeitura ou solicitá-la pelo Whatsapp ou e-mail.

Foto: Divulgação

 

 

As guias para pagamento da taxa de lixo 2022 já estão disponíveis para emissão no site da prefeitura de Rio Negro. Este ano não haverá entrega das guias e o contribuinte pode emitir pelo site ou aplicativo, solicitar via Whatsapp ou e-mail, ou ainda retirar pessoalmente no setor de tributação da prefeitura.

 

O prazo para pagamento da cota única encerra no dia 15 de março. Após esse período, quem não efetuou o pagamento, terá o valor automaticamente parcelado em nove vezes junto à conta de água da Sanepar.

 

Os valores são definidos pelo número de coletas realizadas durante a semana. Para este ano haverá um reajuste na taxa de 9,5%. Os valores variam entre R$ 66,64, para locais onde a coleta acontece uma vez na semana até R$ 333,12, em regiões onde a coleta acontece cinco ou mais dias na semana.

 

Para emitir a guia basta acessar o site www.rionegro.pr.gov.br e clicar no banner referente a campanha “Taxa de Coleta 2022”. No local, estão todas as instruções sobre a emissão da guia, que é feita utilizando o CPF. É possível também emitir a guia pelo aplicativo Atende.Net. Ambos os serviços utilizam o login, seja por cadastro do CPF e senha de acesso ou com cadastro do sistema gov.br, utilizando as credenciais já cadastradas no serviço do Governo Federal.

 

Caso não consiga emitir a guia no site ou app, é possível solicitar pelo Whatsapp (47) 99199-7470 ou pelo e-mail [email protected].

 

O pagamento poderá ser realizado via Pix, disponível para todos os bancos. Com o boleto, o pagamento pode ser feito nos bancos Sicoob, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas.

 

No site também é possível solicitar a revisão, caso o contribuinte verifique alguma irregularidade no valor cobrado. Para agilizar a análise da solicitação, é necessário descrever no campo “Descrição da Solicitação” os detalhes do pedido, incluindo dados do proprietário do imóvel, do morador e principalmente o CPF e nome do responsável pelo cadastro da conta de água da Sanepar. Também é importante anexar uma cópia do boleto de cobrança para facilitar a análise.