Iniciada, definitivamente, a abertura do Calçadão de Rio Negro

Estão sendo retiradas as pedras de petit pavê da parte central, que está sendo escavada para receber nova camada asfáltica.

Fotos: Robson Komochena

 

 

As obras de remoção do Calçadão Albany Bussmann, em Rio Negro, avançaram mais uma etapa nesta semana.

 

Após a conclusão das novas galerias pluviais, a empresa responsável pelo serviço deu início a polêmica abertura do calçadão, que dará lugar a continuidade da rua Dr. Vicente Machado, sentido a Ponte Dr. Rodrigo Ajace.

 

Nesta etapa, desde terça-feira (23), estão sendo retiradas as pedras de petit pavê da parte central, que está sendo escavada para colocação de uma base de pedras para a nova camada asfáltica.

 

 

A abertura do calçadão

Anunciada em setembro de 2021, a retirada do calçadão é vista como uma obra necessária para desafogar o trânsito central, dando mais fluxo para os veículos que seguem para a Ponte Rodrigo Ajace. Em mão única, a “nova” via passará a ser a principal via de acesso a Mafra.

 

De acordo com o projeto, o espaço do calçadão dará lugar, além da continuação da rua Dr. Vicente Machado, para calçadas com acessibilidade. Um detalhe é que no novo espaço aberto não haverá estacionamento.

 

Segundo a Secretaria de Obras, parte das pedras retiradas será usada para recompor as calçadas laterais e o restante será levado para um depósito, no centro de serviços.

 

Além da abertura do calçadão, com custo estimado de R$ 330 mil, todo o anel viário central receberá recapeamento asfáltico, em um investimento previsto de R$ 2,2 milhões.