Jardim em homenagem à Aracy Guimarães Rosa será inaugurado em Rio Negro

Aracy era rionegrense e ficou conhecida por emitir vistos para judeus perseguidos imigrarem ao Brasil, durante a Segunda Guerra.

Foto: Prefeitura Municipal de Rio Negro

 

 

O Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa ganhará um jardim dedicado à memória da rionegrense Aracy Guimarães Rosa, conhecida como “Anjo de Hamburgo”. O espaço será inaugurado nesta quarta-feira (30) a partir das 9 horas.

 

A homenageada foi considerada uma heroína da Segunda Guerra Mundial. Aracy nasceu em Rio Negro em 1908 e mudou-se mais tarde para São Paulo com a família, onde casou-se com o poeta e diplomata João Guimarães Rosa.

 

Em 1938, durante a Segunda Guerra, Aracy passou a emitir vistos para os judeus perseguidos imigrarem ao Brasil. Inclusive, documentos mostram que ela e o marido tinham sido espionados pela Gestapo, polícia secreta da Alemanha, por posições antinazistas.

 

 

Após a guerra, Aracy foi homenageada pelos Museus do Holocausto de Jerusalém e de Washington. A rionegrense tem tal importância na memória do povo judeu, que seu nome tem sido colocado ao lado de pessoas como Oskar Schindler, cujas ações na 2ª Guerra inspiraram o premiado filme A Lista de Schindler, e Raoul Wallenberg, diplomata que também se destacou por salvar a vida de cidadãos de ascendência hebraica.

 

Segundo a prefeitura, a denominação do jardim tem como objetivo valorizar a história de Aracy, uma heroína convicta com uma personalidade histórica, digna de ser resgatada e incluída também na história de Rio Negro.