Mãe cria vaquinha para bancar alimentação especial de filho de 8 meses

Menino foi diagnosticado recentemente com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV).

Foto: Divulgação

 

 

A rionegrense Luana Ferreira dos Santos Pauluk, de 27 anos, criou uma vaquinha online para bancar os custos da alimentação especial de seu filho Pietro Pauluk Martins Alves, de 8 anos. Ambos vivem juntos no bairro Campo do Gado.

 

O menino foi diagnosticado recentemente com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). A doença pode causar uma reação imune e resultar em sintomas alérgicos. Ela se dá, principalmente, no primeiro ano de vida, quando o sistema imunológico do bebê ainda está em desenvolvimento.

 

Por afetar o sistema respiratório, a APLV pode ocasionar sérios problemas como bronquiolite de repetição, asma e até pneumonia.

 

“Foram 20 dias fazendo vários exames até termos o diagnóstico. Como o corpo dele rejeita esta proteína, ele tem sintomas que atrapalham sua qualidade de vida, como dores abdominais e diarreia”, conta a mãe.

 

Além disso, a alergia fez com que Pietro perdesse muito peso e não se desenvolvesse, precisando de uma alimentação especial com uma fórmula à base de aminoácidos, chamada Neocate.

 

Este leite especial é hipoalergênico e indicado para a gestão nutricional de lactentes até os 12 meses. No entanto, segundo Luana, cada lata de leite custa em média R$ 300 e são necessárias pelo menos três latas do produto por semana. Mensalmente, os gastos chegam a quase R$ 4 mil.

 

“Graças a vaquinha já conseguimos algumas latas e começamos o tratamento. Ele precisa de pelo menos 6 meses com esse leite e repetir os exames pra ver como está a alergia”, conta Luana, que também criou uma rifa para ajudar a custear o tratamento do menino.

 

“Estamos tentando de todas as formas bancar os custos. Chegamos a entrar com um pedido no SUS, mas nos foi negado. Agora pretendemos entrar com uma ação na Justiça Federal, mas até lá não temos nenhuma garantia. Nossa esperança é conseguir pelo menos 8 latas por mês”, afirma a mãe.

 

Para ajudar a mãe e participar da campanha de arrecadação, clique aqui ou envie qualquer valor pelo Pix: 08261936929 (CPF).

 

Quem quiser contribuir doando latas de leite ou comprando números da rifa, pode entrar em contato com Luana pelo Whatsapp, neste link.