Mais de 1.400 doses são aplicadas no Dia D de Multivacinação em Rio Negro

Durante a ação, 529 crianças foram vacinadas contra a poliomielite.

Fotos: Prefeitura Municipal de Rio Negro

 

 

O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foi realizado no último sábado (20) em Rio Negro. Para a mobilização, todas as unidades de saúde ficaram abertas das 8 às 17 horas.

 

No total, foram aplicadas 1.438 doses de vacinas, sendo 529 contra a poliomielite.

 

A campanha contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado as 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) ou que ainda não tomaram as doses de reforço. A meta do Ministério da Saúde é alcançar 95% desse público.

 

Já a campanha de multivacinação visa aumentar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

 

Quem ainda não se vacinou pode colocar a carteirinha de vacinação em dia até 9 de setembro, data de encerramento da campanha.

 

 

Importância da vacinação

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

 

Em Rio Negro, todas as unidades de saúde estão preparadas para aplicar as doses das vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente. Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Covid-19

As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a covid-19 em andamento. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

 

Em Rio Negro, a Secretaria da Saúde está colocando em dia a vacinação da covid-19. O público pode receber a primeira, segunda, terceira ou quarta dose, desde que se enquadre dentro do calendário.