Morador denuncia acúmulo de lixo na margem do rio Negro

A Prefeitura informou que iniciou o processo de limpeza, e que está apurando a possibilidade de o lixo ter sido jogado por algum morador, já que se concentra em apenas uma parte da margem.

Imagens feitas na manhã de quarta-feira (3). Fotos: Robson Komochena

 

 

Quase dois meses após a região enfrentar duas enchentes sequenciais, um morador de Rio Negro denunciou o acúmulo de lixo e entulhos na avenida Rio de Janeiro.

 

Segundo o fotógrafo Luiz Fernando Anselmo, o problema acontece na margem do rio Negro, ao lado do calçadão da avenida.

 

 

Na quarta-feira (3), a reportagem do Riomafra Mix foi até o local e comprovou a denúncia. Além de lixo, dos mais diversos tipos, foram encontrados pneus, pedaços de isopor, sacolas, madeira e vários recipientes plásticos.

 

O que chamou atenção, foi a concentração do lixo em uma parte específica da margem, próximo a primeira escadaria.

 

 

O que diz a Prefeitura

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Geraldo Veiga, informou que a limpeza do local seria iniciada ainda nesta quinta-feira (4).

 

Segundo Veiga, o recolhimento do lixo não foi feito antes por falta de tempo. “Nossa equipe é reduzida, a prioridade era limpar as ruas da cidade e fazer a manutenção das estradas do interior. Agora, podemos dedicar a limpeza das margens do rio e também a manutenção de parques e praças”, pontuou.

 

 

Ainda, de acordo com o secretário, foram recolhidas mais de 600 toneladas de lixo entre as duas enchentes. “O contrato da primeira enchente era para 200 toneladas. Ultrapassou, e tivemos que realizar um contrato adicional. Nossa equipe faz a coleta e transporte, e pagamos pelo destino”, explicou.

 

Veiga também informou que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está apurando a possibilidade de o lixo ter sido jogado por algum morador.

 

“Estamos apurando a situação, que é bem específica. O lixo se concentra apenas em uma parte da margem, na primeira abertura, onde tem uma escada. As demais escadas estão limpas, apenas com terra e areia, mas sem lixo”, concluiu.