Nível do rio Negro sobe 2,5 metros nas últimas 48 horas

Volume de chuva deve chegar a 30 milímetros nesta quarta-feira. Segundo a Defesa Civil, ainda não há sinais de alerta ou risco de enchente na região.

Foto: Robson Komochena

 

 

A chegada de um ciclone extratropical causou fortes chuvas em todo o Estado no início desta semana.

 

Segundo dados do boletim hidrológico da Bacia do Iguaçu, o nível do rio Negro chegou a 3,72 metros às 11 horas desta quarta-feira (4), subindo 9 centímetros por hora. O boletim também aponta que em 48 horas, o nível subiu 2,5 metros. Na segunda-feira (2), estava em 1,22 metros.

 

Nesta quarta-feira (4), o tempo segue instável e a estimativa é que o volume de chuva chegue a 30 milímetros em Riomafra, segundo dados da Epagri/Ciram. No entanto, a situação deve melhorar a partir de amanhã (5), com o afastamento do ciclone extratropical.

 

A partir de quinta, a previsão é de sol com nebulosidade variável. O tempo se mantém firme até o final de semana.

 

O Planalto Norte segue em observação e segundo a Defesa Civil de Mafra e Rio Negro, ainda não há sinais de alerta ou riscos de enchente para a região. A equipe segue monitorando o nível do rio, que começa a atingir as casas mais próximas somente após ultrapassar 6 metros.

 

Alerta em Santa Catarina

Em Santa Catarina, o município de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, entrou em situação de enchente nesta quarta-feira. A cidade de Blumenau também entrou em estado de alerta na madrugada por conta do aumento do nível do rio. No Oeste Catarinense, um deslizamento de terra causou dois acidentes de trânsito na noite de terça-feira (3). Na Grande Florianópolis e no Litoral Sul do estado, também foram registrados alagamentos e deslizamentos, devido ao acúmulo de chuvas. Em Florianópolis, o volume acumulado foi de 222 mililitros desde segunda.