Obras de reforma da “Casa Branca”, no Seminário, são iniciadas

Junto com as obras da casa, também está sendo reformado um antigo tanque.

Fotos: Divulgação

 

 

Foram iniciadas nesta semana as obras de reforma na lendária “Casa Branca”, localizada no Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa (Seminário), sede do centro ambiental.

 

Os trabalhos iniciaram com reparos no telhado, forro e banheiro, onde está sendo trocado o madeiramento. Junto com as obras da casa, também está sendo reformado um antigo tanque.

 

Segundo a Prefeitura, as características arquitetônicas históricas dos locais serão preservadas e as reformas fazem parte de um planejamento estratégico que envolve obras em diversas atrações do parque ecoturístico.

 

Recentemente foram concluídas as reformas no viveiro e nos banheiros do parque, além das trilhas e a ponte pênsil. Outras atrações também devem receber aperfeiçoamentos em breve, como a Gruta de Lourdes.

 

Para as obras na Casa Branca uma empresa local foi contratada através do edital de credenciamento lançado em 2023, que contempla pessoas jurídicas, MEIs, ME, EPP, e outras interessadas.

 

 

A “Casa Branca”

Segundo a história do Seminário Seráfico, a casa servia para hospedar pais dos internos que visitavam os filhos.

 

A edificação foi construída mais afastado da sede principal, quase na base da colina, para não interferir no cotidiano dos internos.

 

Após reformada em junho de 2000, o local foi batizado “Centro Ambiental Casa Branca”, após restaurada, a edificação chegou a ser sede da administração do parque, onde também foram realizadas pesquisas de zoneamento vegetal e levantamento da flora local, monitoramento da fauna entre outros estudos.

 

Durante mais de duas décadas, o local sediou cursos, palestras e capacitações de monitores de trilhas, e também recebeu pesquisadores de vários estados do Brasil, que chegaram a desenvolver suas teses de doutorado no parque.