Padre Rafael Fuchs completa sete anos de vida sacerdotal em Rio Negro

Rafael foi ordenado em 14 de dezembro de 2013 e desde então, atua na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

 

Nesta segunda-feira (14), o padre Rafael Fuchs, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rio Negro, completou sete anos de ordenação sacerdotal e de serviços prestados à comunidade católica rionegrense.

 

Rafael nasceu em uma família católica de Mafra, onde aprendeu os valores cristãos. Segundo ele, os primeiros sinais do chamado de Deus começaram aos cinco anos durante uma pregação do ex-seminarista Reginaldo Rodrigues da Luz. “Ele esteve em nossa comunidade e perguntou quem gostaria de ser padre e eu levantei a mão. Me atraía pelas histórias vocacionais ao perceber o amor que os sacerdotes e religiosos colocavam em seu trabalho pelo Reino de Deus”, disse.

 

A decisão definitiva aconteceu aos 15 anos e somente aos 18, Rafael deixou a casa dos pais, rumo ao seminário. “Não foi uma escolha fácil, tinha muitos sonhos e projetos, mas preferi deixá-los para seguir a Cristo”.

 

 

De acordo com Rafael, o maior desafio como padre é justamente trazer para o mundo a palavra e os valores de Cristo. “Para alcançarmos a salvação precisamos viver em comunidade, e somos humanos, portanto há pessoas que pensam e são diferentes. Eu amo e acolho a todos, sem distinção. Já fui questionado várias vezes por isso, mas posso dizer que sou livre de preconceitos, moralismos e julgamentos. É aí que mora a grande alegria de servir a Cristo, sentir o amor e a liberdade que só Deus nos dá”, conta.

 

Em sua trajetória de sacerdócio, o maior aprendizado está descrito no capítulo 18 do livro de Jeremias. “Neste capítulo, Deus mostra ao profeta, o barro nas mãos do oleiro. O aprendizado é perceber a cada dia o quanto somos pecadores e ao mesmo tempo o quanto Deus nunca desiste de nós. Ele, como o oleiro, envia situações e pessoas para que possamos aprender com elas. O que me é mais significativo nestes sete anos é perceber o quanto o mundo precisa de Deus e o quanto Deus conta comigo nessa caminhada de evangelização”, disse.

 

Rafael foi ordenado em 14 de dezembro de 2013 e desde então, atua na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. “A minha estadia em Rio Negro foi uma continuidade do trabalho de evangelização deixado pelo meu antecessor, padre Pedrinho. Deus me deu uma comunidade vibrante e jovial e tenho muito zelo e carinho por todos”.

 

 

Chamado para a vida sacerdotal

Para Rafael, o caminho para a vida sacerdotal exige oração, escuta da Palavra e participação na comunidade de fé. “Depois de meditar sobre esse chamado, o menino que deseja tornar-se padre deve procurar um sacerdote e buscar orientações. O seminário de nossa diocese acolhe meninos que já concluíram o ensino médio e também realiza encontros vocacionais para que o candidato discirna sua vocação”, explica.