“Precisamos somar forças e incentivar o empreendedorismo”, diz Radir Cherobin

Em entrevista exclusiva ao Riomafra Mix, veterinário falou sobre o comércio de Rio Negro e sobre as expectativas para a nova gestão da entidade.

 

 

O empresário e médico veterinário Radir Cherobin, foi o convidado da semana, no quadro Dois Dedos de Prosa, realizado em parceria pelo Riomafra Mix com a rede de postos M7. Cherobin que foi eleito vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Negro (ACIRN), falou sobre os novos desafios e do seu desejo de unir os empreendedores rionegrenses.

 

“Não me vejo como um líder, mas sim como um colaborador. Minha missão é lutar para que nosso comércio cresça e ganhe cada vez mais força, buscando aproximar comerciantes e traçar objetivos em comum em prol de toda a sociedade”, destacou.

 

Para o veterinário, é preciso investir no potencial de desenvolvimento da indústria, serviços e do comércio local. “Com o comércio fortalecido, a renda aumenta e a gente consegue investir mais em funcionários e em melhores salários. Funciona como uma corrente. Quando se ganha mais, se gasta mais e a cidade cresce mais”, afirma.

 

Ainda segundo Radir, muitos jovens deixam Rio Negro pela falta de investimentos e oportunidades no empreendedorismo. “Se nós olharmos o censo de Rio Negro, nos últimos 40 anos, nós não tivemos uma variação de 1.000 habitantes. Isso significa que o êxodo estudantil é grande e a maioria dos estudantes buscam oportunidades em outras cidades e não retornam mais para cá. Sem esta abertura de mercado, o jovem não volta e a cidade não cresce”, pontuou.

 

Em relação ao projeto de trabalho da nova diretoria da ACIRN, o objetivo é trabalhar pelo desenvolvimento do comércio rionegrense, investindo em campanhas e melhorias para os associados.

 

“Nos últimos anos, a associação enfrentou grandes problemas, com a pandemia e a questão do isolamento. Com a retomada das atividades, o primordial agora é aproximar os associados, entender as demandas e resolver algumas questões importantes, como a implantação de um cartão de vale-alimentação, que é uma necessidade de anos do nosso comércio. Também temos projetos futuros para melhorar de atendimento ao associado e outras campanhas para motivar nossos comerciantes e expandir nossa atuação”, diz.

 

Foto: Douglas Dias

 

Amor pelos animais

Médico veterinário há 30 anos, quando o assunto são os animais de estimação, o primeiro passo antes de adotar ou comprar um pet é gostar deles e ter a noção que eles não são brinquedos e precisam de carinho, atenção, alimento, vacina e todos os demais cuidados.

 

“Estamos cada vez mais introspectivos e solitários e os cachorros e gatos ajudam a suprir as necessidades emotivas das pessoas. Na pandemia, o número de adoções aumentou consideravelmente por conta deste fator. Também vemos muitos idosos estreitando laços com os animais. É uma forma deles lidarem com a saída dos filhos de casa e com a solidão. É gratificante ver que os animais têm um poder incrível de mudar o humor das pessoas e de tornar nossos dias melhores”, conclui.