Rio Negro atinge 100% do público-alvo na vacinação contra poliomielite

Além da vacinação nos postos, as equipes de saúde adotaram a estratégia de vacinar as crianças nas residências e escolas do município.

Foto: Divulgação

 

 

A campanha de vacinação contra a poliomielite em Rio Negro teve excelentes resultados atingiu 100% do público-alvo, que contempla crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

 

Além da vacinação nos postos, as equipes de saúde adotaram a estratégia de vacinar as crianças nas residências e escolas do município.

 

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, tem certificado de erradicação no Brasil desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.

 

A Organização Panamericana de Saúde alerta para a importância de a cobertura vacinal ultrapassar 95%. Caso contrário, a poliomielite poderá reaparecer.

 

Multivacinação

Em Rio Negro, a campanha de multivacinação continua com o propósito de reduzir o número de crianças e adolescentes não vacinados e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

 

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Covid-19

As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a covid-19 em andamento. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

 

O público pode receber a primeira, segunda, terceira ou quarta dose, desde que se enquadre dentro do calendário.