Rio Negro inicia projeto para implantação de loteamento industrial

Projeto vai garantir infraestrutura e incentivos para os empreendimentos do município.

Foto: Prefeitura Municipal de Rio Negro

 

 

Rio Negro deu início nesta semana ao projeto de implantação do primeiro loteamento industrial do município. Trata-se de uma área de 40.000m², na qual devem ser disponibilizados de oito a 12 lotes, com aproximadamente 2.000 m².

 

O projeto inovador vai assegurar uma área com infraestrutura e incentivos fiscais aos empreendedores, além do fomento econômico do município. O projeto tem previsão de execução de seis meses e está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

 

O loteamento industrial ficará localizado em uma região vocacionada para o segmento industrial, no bairro Tijuco Preto. Em suas proximidades existem grandes empresas instaladas e acesso facilitado à rodovia. O empreendimento possibilitará a readequação de indústrias que estão instaladas em áreas residenciais ou irregulares dentro do município, pois o projeto prioriza as empresas locais.

 

Além de oferecer oportunidade de instalação e incentivo de novos empreendimentos empresariais, o espaço garantirá a essas empresas infraestrutura de qualidade, além de fomentar o mercado imobiliário no entorno do loteamento. 

 

A execução será dividida em etapas que contemplam o projeto ambiental, para melhor aproveitamento da área; projeto topográfico, divisão dos lotes e rua de acesso; execução da terraplanagem e infraestrutura básica; instalação de rede de energia elétrica e água; revestimento primário da rua e acessos; processo de desmembramento e trâmites cartorários.

 

Após a conclusão, os lotes serão entregues na modalidade de concessão de direito real de uso, no qual a Administração transfere o uso remunerado ou gratuito de terreno público a particular, como direito real resolúvel, para que dele se utilize em fins específicos de urbanização, industrialização, edificação, cultivo ou qualquer outra exploração de interesse social. Este modelo já é utilizado desde 2014 com excelentes resultados, segurança jurídica para a administração pública e possibilidade de utilização livre pelo beneficiário.

 

Segundo o prefeito, James Valério, as indústrias representam aumento no número de empregos, qualidade de vida, crescimento das áreas próximas e um ambiente seguro e atrativo para negócios.

 

“Estamos adequando um espaço com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das empresas. Vamos priorizar os empreendimentos locais e ainda possibilitar a instalação de novas indústrias. Com estrutura de qualidade aliada a política de incentivos, asseguramos um ambiente saudável para o desenvolvimento econômico. Assim, toda a população se beneficia e teremos a ampliação de empregos e renda” destacou o prefeito.