Rio Negro renova participação em Programa de Regionalização do Turismo

Inclusão no programa garante a participação de Rio Negro no Mapa do Turismo Brasileiro.

Foto: Prefeitura Municipal de Rio Negro

 

 

A Secretaria de Cultura e Turismo de Rio Negro renovou sua participação no Programa de Regionalização do Turismo no Paraná, do Ministério do Turismo (MTur). A adesão, para o ano de 2022, foi assinada pelo prefeito James Valério e garante a manutenção do município no Mapa do Turismo Brasileiro.

 

Rio Negro integra a Agência Regional do Turismo – Adetur “Rotas do Pinhão” desde 2018, quando aderiu pela primeira vez ao programa.

 

Garantir a participação no programa mantém Rio Negro apto a receber recursos do MTur. Através desses investimentos, por exemplo, o município realizou a reforma do telhado do Complexo do Seminário Seráfico São Luís de Tolosa e a reforma da Ponte Dr. Diniz Assis Henning.

 

A inclusão no programa também assegura ações de formação de trabalhadores na área do turismo, como os cursos de capacitação turística que estão sendo ofertados no município, através de parceria entre a Adetur e o Senac. Neste mês serão dois cursos realizados: Organização e Planejamento dos Receptivos Turísticos e Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços. Em breve novas formações serão contempladas, nas modalidades EaD e presencial.

 

De acordo com o Ministério do Turismo, o trabalho regionalizado permite ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região, compreendendo que o turista que visita uma região, pode utilizar produtos ou serviços das regiões adjacentes.

 

O Programa de Regionalização do Turismo trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados, regiões e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país. Neste cenário, a Adetur tem por missão ser o órgão gestor e de apoio às atividades, projetos e iniciativas do turismo na sua região de abrangência, bem como estimular os associados para atuarem na construção do desenvolvimento sustentável do turismo local e regional.