Rio Negro terá espaço voltado para o tratamento de pacientes com autismo

Projeto surgiu a pedido das mães dos pacientes e deve ser implantado a partir do segundo semestre de 2023.

Foto: Divulgação

 

 

O Conselho de Saúde de Rio Negro aprovou a criação de um espaço voltado para o tratamento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.

 

O projeto surgiu a pedido das mães destes pacientes. Segundo elas, a proposta é criar um espaço de referência, onde os atendimentos sejam centralizados aos pacientes dentro deste espectro.

 

A equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde já está trabalhando na implantação do projeto, que deve iniciar no segundo semestre de 2023. No momento, a equipe está em busca de um imóvel com a estrutura necessária para o atendimento dos pacientes.

 

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

 

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

 

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.