Saiba como receber tratamento gratuito para parar de fumar em Rio Negro

Encontros do programa de combate ao tabagismo da Secretaria de Saúde acontecem no Complexo de Saúde Oscar Koster.

Foto: Prefeitura Municipal de Rio Negro

 

 

A Secretaria de Saúde de Rio Negro está com vagas abertas para seu programa de combate ao tabagismo, iniciativa que oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar.

 

Os interessados podem entrar em contato com a unidade de saúde de Rio Negro mais próxima, ou comparecer diretamente no Complexo Municipal de Saúde Oscar Koster para a realização de um cadastro prévio.

 

Após o cadastro, o cidadão será avisado sobre a possibilidade de participar do programa em uma nova turma, que geralmente é composta por 10 a 15 pessoas. A participação é gratuita e cada encontro tem a duração aproximada de 1h30.

 

Através do programa, os participantes passam por um acompanhamento de quatro sessões semanais, conduzidas por farmacêuticos da Secretaria de Saúde.

 

Durante as sessões os profissionais de saúde analisam a motivação do paciente em deixar de fumar, o nível de dependência física à nicotina e a eventual existência de comorbidades psiquiátricas.

 

A participação nas sessões estruturadas é fundamental para o sucesso do tratamento, uma vez que nestes encontros os pacientes recebem o apoio necessário para entender a sua condição e atuar de maneira ativa para romper definitivamente com o vício.

 

Na abordagem realizada pelos farmacêuticos são tratadas questões relacionadas à dependência da nicotina, esclarecimentos sobre a atuação desta substância química no organismo, malefícios para à saúde, orientações aos pacientes de como lidar com os sintomas de abstinência e estratégias para cessar o hábito de fumar.

 

O ato de fumar traz consequências danosas à saúde de milhares de pessoas. No Brasil, mais de 160 mil mortes por ano são atribuídas ao tabaco, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Diversos tipos de câncer, derrames cerebrais, doenças do coração, bronquite e enfisema são algumas das doenças ligadas ao uso do cigarro.

 

Mais informações sobre o Programa de Combate ao Tabagismo podem ser obtidas através do telefone (47) 3643-6278 ou pelo WhatsApp 98913-1425.