Saúde de Rio Negro lança programa para entrega domiciliar de medicamentos

Iniciativa busca facilitar o acesso de medicamentos a pessoas com dificuldade de locomoção.

Foto: Divulgação

 

 

A prefeitura de Rio Negro lançou recentemente o programa “Medicamento em Casa”, que promoverá a entrega domiciliar gratuita de medicamentos de uso contínuo a pacientes idosos, com mais de 60 anos e portadores de necessidades especiais e doenças crônicas, regularmente inscritos nos programas de assistência farmacêutica.

 

O programa será aplicado a partir desta semana e o cidadão interessado em participar poderá conversar com um agente comunitário ou então procurar sua unidade de saúde.

 

O envio dos medicamentos será realizado mediante o cadastramento do paciente, bem como a assinatura do Termo de Autorização, que ficará arquivado na Farmácia Municipal e deverá ser atualizado anualmente para fins de endereçamento.

 

A dispensação acontecerá a partir de prescrições de médicos habilitados, válidas por até seis meses após a emissão, obedecendo as quantidades necessárias ao uso mensal, ou ainda as quantidades prescritas pelo médico segundo a necessidade de cada paciente.

 

A periodicidade da entrega deverá ser bimestral, devendo sempre atender a posologia prescrita, atentando-se à quantidade necessária de medicamento para que não haja interrupções no tratamento, bem como o prazo de validade seja observado.

 

A entrega do medicamento será efetivada pelo agente comunitário de saúde responsável pela área de domicílio do usuário, em sua residência, salvo no caso de impossibilidade de acesso, quando poderá ser indicado pelo paciente outro endereço próximo à sua residência para entrega.

 

O objetivo do programa é melhorar o acesso aos medicamentos distribuídos pela Farmácia Municipal, evitando a movimentação do paciente ou de seu cuidador para fins de recebimento de nova cota de medicamentos.

 

Critérios de inclusão

– Ter 60 anos ou mais.

– Apresentar mobilidade reduzida e/ou ser portador de necessidades especiais e/ou doenças crônicas.

– Residir no perímetro urbano ou rural de Rio Negro.

– Estar regularmente cadastrado junto à Secretaria Municipal de Saúde.

– Estar controlado em relação ao quadro clínico de suas doenças.