Solenidade marca troca de comando do 5° RCC, em Rio Negro

O tenente coronel Daniel Canéppele assume o posto de comandante no lugar do coronel Jonas Nunes de Almeida Junior.

Fotos: Divulgação

 

 

Aconteceu na manhã de quinta-feira (12) a solenidade de transmissão do cargo de comandante do 5° Regimento de Carros e Combate (5° RCC) do coronel Jonas Nunes de Almeida Junior para o tenente coronel Daniel Longui Canéppele.

 

O comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, general Marcelo Goñes Sabbá de Alencar agradeceu Nunes pelos serviços prestados ao regimento, desde que foi promovido a comandante em 2021.

 

 

Em seu discurso, Nunes agradeceu a família e os militares do regimento que o acolheram de forma calorosa durante sua passagem. O coronel ressaltou que iniciou sua carreira militar como aspirante do 5° RCC e destacou que o regimento é uma das mais modernas e reconhecidas organizações militares do país.

 

“Foi uma grande honra retornar anos depois como comandante do regimento, onde iniciei minha carreira como militar. Desejo os votos mais sinceros de sucesso ao comando nesta nova etapa que se inicia”, disse.

 

Além da transmissão de cargo, o evento foi marcado pela inauguração do retrato de Nunes na galeria de oficiais do regimento. A solenidade foi acompanhada por políticos e autoridades militares e civis.

 

 

 

 

 

Sobre o novo comandante

Canéppele iniciou sua carreira militar em 1997. Possui graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (2001), graduação em Direito pela Faculdade Metodista do Sul (2014) e pós-graduação em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (2010).

 

Em 2020, concluiu o curso de Comando e Estado-Maior na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e até então atuava como adjunto na Seção de Operações da 5ª Divisão de Exército, em Curitiba.