SC volta a ter todas as regiões no nível de risco mais baixo para a covid-19

Planalto Norte registrou queda no número de casos e saiu do nível alto de transmissibilidade.

Foto: Divulgação/SES

 

 

O Governo de Santa Catarina atualizou neste sábado (16) a Matriz de Alerta Epidemiológico para a Covid-19 e todas as regiões estão agora classificadas no nível moderado (azul), índice mais baixo da matriz.

 

Em um comparativo com o boletim da semana passada, houveram mudanças nos indicadores de gravidade na região de Foz do Rio Itajaí, que não registrou nenhum óbito na última semana, e de transmissibilidade no Planalto Norte, que registrou uma queda no número de casos.

 

Com isso, as duas regiões que haviam sido classificadas como nível alto (cor amarela), passaram a ser classificadas no nível moderado (cor azul), juntando-se às demais regiões no menor nível de risco.

 

A dimensão de gravidade é composta por dois indicadores: o número de óbitos de covid-19 acumulados nos últimos 7 dias por 100 mil habitantes e a tendência de curto prazo para a ocorrência de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

 

A dimensão de transmissibilidade também é composta por dois indicadores, o número de casos ativos (infectantes) por 100 mil habitantes e o número de reprodução efetivo da infecção (Rt).

 

Ainda de acordo com o novo boletim, na última semana, 117 municípios não registraram casos e 279 municípios não registraram óbitos de covid-19.

 

Dos 178 municípios que notificaram casos de covid-19 nesta semana, os que tiveram maior número de registros foram Brusque (820 casos), Itajaí (687 casos), Joinville (406 casos), Araranguá (377 casos) e Florianópolis (376 casos).

 

No mesmo período, apenas 16 municípios registraram um total de 24 óbitos nesta última semana: Florianópolis (5 óbitos), Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó (2 óbitos cada), Jaraguá do Sul, Laguna, Correia Pinto, Xaxim, São Bento do Sul, São João Batista, Campos Novos, Lebon Régis, Guaraciaba, Rio Rufino e Rio Negrinho (1 óbito cada).

 

O número de casos ativos sofreu redução de 95% desde o dia 29 de janeiro, quando foram contabilizados 80.251 casos. No entanto, observa-se nos últimos 15 dias uma estabilidade, com média diária de 3.500 casos ativos, demonstrando que, embora em dimensões reduzidas, o coronavírus se encontra presente em todo o estado.

 

No último dia 15 de abril, foram contabilizados 3.714 casos ativos em Santa Catarina. No entanto, a manutenção desse número de casos ativos não tem se refletido em aumento nas hospitalizações e mortes, já que as coberturas vacinais alcançadas em Santa Catarina estão protegendo boa parte da população. Os poucos casos graves e mortes que vêm sendo registrados se concentram em pessoas com esquema vacinal incompleto e, principalmente, em idosos que não receberam a dose de reforço.