Adair Tourinho

Com 36 anos de trajetória missionária, o pastor traz semanalmente uma mensagem de fé, amor e reflexão.

Que amigo é esse?

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”. João 15. 15.

Foto: Divulgação

 

 

Que amigo é esse que em momento algum nos abandona? Mesmo muito desprezado, não despreza e não vira às costas para ninguém. Que não julga e não condena, mas ajuda e abençoa. Que amigo é esse que socorre o aflito, o necessitado e aqueles que não tem quem os ajude. Quem é esse que levanta o caído, fortalece o fraco, anima o desanimado, cura o enfermo e alegra o triste. Que suas santas mãos prosseguem estendidas em favor de todos.

 

Que amigo é esse que não faz acepção de pessoas, não tem predileto e não discrimina ninguém, mas muito pelo contrário, continua dizendo: “vinde a mim, todos os cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

 

Este é o amigo fiel e verdadeiro que todos necessitamos em todos os momentos. Deus criou o ser humano se expressou dizendo: “Não é bom que o ser humano viva sozinho”.  Foi inserido neste ser humano o desejo inerente a não estar só, mas de adquiri companhias, de fazer amizades. O ser humano sente a necessidade de ter uma conexão com alguém que o aprecia e que fique feliz quando os vê ou ouve. Sem isso, podemos nos sentir a sós, abandonados, e até mesmo sem esperança. Viver totalmente sozinho é muito difícil.

 

Diante desta necessidade é o que fez o rei Salomão escrever: “Em todo o tempo ama o amigo e na hora da angústia nasce o irmão.” Em Provérbios ele também escreveu que “há amigo mais chegado que um irmão.”

 

As amizades humanas são vitais e podem ser uma parte maravilhosa das nossas vidas. Mas ao que recorremos quando as pessoas nos decepcionam?

 

É esse amigo de que falamos que nunca nos desapontará e nunca trairá os segredos do seu coração. Que estará sempre à disposição, apesar de nossas imperfeições, e sempre disposto a ajudar-nos em nossos momentos de necessidade. Jesus disse que somos amigos dele. Disse que não nos chamaria de servos, mas de amigos.

 

Jesus, além de nosso melhor amigo, é também o maior exemplo de amizade que podemos ter. Antes de revelar seu poder divino, ele nos mostrou seu lado humano. Com Cristo, aprendemos a amar sem esperar nada em troca, a servir, acolher, unir e criar vínculos. Jesus, o melhor amigo!

 

Deus te abençoe!