TRE-SC lança campanha para fiscalizar recursos destinados às eleições

A ação “Você Vê” quer cidadãos e instituições fiscalizando recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral destinado aos candidatos.

Foto: Divulgação/TRE-SC

 

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou recentemente a campanha institucional “Você Vê – Recursos Públicos em Campanha”.

 

O objetivo é envolver eleitores do estado na fiscalização pela transparência da destinação dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral, além de mobilizar a sociedade e instituições catarinenses contra a corrupção no financiamento das campanhas nas Eleições 2022.

 

Para isso, o TRE-SC criou estratégias de comunicação e desenvolveu uma página específica para a campanha, que abrigará materiais e vídeos informativos sobre recursos públicos nas eleições.

 

Segundo o presidente do TRE-SC, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, o alto volume de recursos envolvidos nas eleições, principalmente públicos, demanda a ampla atuação da Justiça Eleitoral. Para o pleito deste ano foram destinados R$ 1,1 bilhão do Fundo Partidário e R$ 4,9 bilhões provenientes do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o chamado “Fundo Eleitoral”.

 

“O tema financiamento das campanhas eleitorais é esfera de atuação prioritária da Justiça Eleitoral. E, mais do que isso, a sua regularidade é anseio de toda a sociedade, principalmente quando recursos públicos tão vultuosos foram a elas destinados”, disse o presidente.

 

Além da ação de mídia – vídeos, posts, materiais gráficos e notícias – desenvolvida pela assessoria de comunicação social do Tribunal, são previstas outras ações como a obtenção de notas fiscais eletrônicas junto ao estado e municípios para subsidiar o exame das prestações de contas de campanha; reuniões com os diretórios regionais dos partidos políticos para divulgação das principais inovações normativas das Eleições 2022; e a elaboração de instruções específicas sobre o tema.