Saiba quando procurar um médico especialista em Cabeça e Pescoço

Segundo o cirurgião, Aloysio Enck, especialidade trata tumores benignos e malignos que surgem nestas regiões.

 

 

O Riomafra Mix recebeu o cirurgião especialista em Cabeça e Pescoço, Aloysio Enck, para falar sobre esta importante especialidade, responsável por tratar tumores benignos e malignos que surgem nestas regiões.

 

Os nódulos e os tumores na tireoide são os problemas mais comuns atendidos pela especialidade. Outros exemplos de atuação são os tratamentos de tumores no couro cabeludo, nas glândulas salivares, na boca, cavidade nasal, pele e garganta.

 

Por conta dessas características, a especialidade de Cabeça e Pescoço está em constante contato com diversas outras áreas da Medicina, como a endocrinologia, a dermatologia e a odontologia.

 

Segundo Aloysio, os principais sintomas para a busca de um especialista nesta área, são feridas ou aftas na língua, boca e garganta que não cicatrizam há mais de 14 dias, nódulos no pescoço, lesões de pele no rosto com aumento progressivo e problemas de deglutição por mais de três semanas.

 

“Hoje em dia os diagnósticos são muito tardios. Apesar dos enormes avanços tecnológicos, os tratamentos, quando realizados em fases avançadas das doenças, podem comprometer seriamente a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial”, disse.