Itaiópolis define medidas de segurança para escolas e creches da rede municipal

Prefeitura vai instalar alarmes de pânico nas escolas e contará com o apoio de uma empresa tática de segurança e vigilância.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaiópolis

 

 

O ataque a uma escola particular de Blumenau na última semana deixou os municípios da região em alerta. A prefeitura de Itaiópolis promoveu uma reunião esta semana para dar início a uma série de medidas de segurança que serão implementadas a partir desta segunda-feira (17).

 

O projeto prevê a contratação de uma empresa tática de segurança e vigilância e a instalação de alarmes de pânico nas 17 unidades escolares da rede municipal.

 

Segundo o prefeito Mozart José Myczkowski, a empresa contratada para os serviços já está selecionando candidatos com curso de vigilante para atuar nas escolas e municípios. Os interessados devem comparecer ao Sine de Itaiópolis para se candidatar às vagas.

 

Até que as contratações sejam efetivadas, a empresa vai realocar profissionais de outros municípios para atuar na região.

 

Os profissionais também ficarão encarregados de promover treinamentos com alunos, professores e funcionários de como acionar os alarmes de pânico e agir diante de uma possível invasão ou atentado.

 

“Muita coisa vai mudar na rotina das creches e escolas, mas também contamos com o apoio dos pais e responsáveis pelos alunos. Outra de nossas estratégias é implementar uma cartilha com orientações de como monitorar os filhos e prestar o apoio necessário, caso algum comportamento incomum seja identificado”, disse o prefeito.

 

Mozart também chamou a atenção do poder público estadual com relação à segurança pública do município. “Precisamos de mais efetivo para o policiamento de nosso município. Itaiópolis é o 7° município com maior extensão territorial de Santa Catarina e dois policiais não conseguem atender uma cidade que está em franco desenvolvimento e que possui um território tão grande. Por isso, pedimos ao governador e as demais autoridades estaduais que tenham um olhar diferenciado para Itaiópolis”, pontuou.