Cobertura vacinal contra a gripe chega a 50% do público-alvo em Mafra

Calendário da vacina foi dividido em três fases diferentes e pode se estender até agosto.

Foto: Divulgação

 

 

Desde que iniciou em abril, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza aplicou 11.980 doses em Mafra. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura vacinal para influenza está em 50,5%.

 

Até o momento, os seguintes públicos estão sendo vacinados: gestantes, puérperas e crianças (6 meses a 6 anos), povos indígenas,  trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos mais, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

 

Geralmente, a campanha contra a gripe é realizada em abril, mas como a imunização contra a covid-19 está em andamento, o calendário da vacina da gripe de 2021 foi dividido em três fases diferentes, podendo se estender até agosto.

 

A decisão de dividir a vacinação em fases aconteceu para evitar aglomerações em postos de atendimento e proteger a população das cepas comuns e da covid-19.

 

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o público-alvo da campanha não está comparecendo às unidades de saúde e muitas doses estão paradas. “É importante que as pessoas compareçam para receber a dose única da vacina contra a influenza. Caso a pessoa tenha algum problema comprovado e não possa comparecer à ESF, pode entrar em contato para que seja providenciada a imunização em domicílio”, explicou o secretário da pasta, Plínio Saldanha.

 

Com informações da Prefeitura Municipal de Mafra.