Maas destaca ações de enfrentamento e prevenção às enchentes em Mafra

Até o momento, 400 pessoas já deixaram suas casas e cerca de 150 se encontram nos abrigos municipais.

 

 

Em entrevista exclusiva ao Riomafra Mix, o prefeito de Mafra, Emerson Maas, apresentou as principais ações de enfrentamento e prevenção às enchentes no município. Segundo Maas, as intensas chuvas que atingiram a região desde quarta-feira (4) deixaram diversas famílias desabrigadas. Muitas delas estão alojadas no CEMMA e na Escola Jovino Lima.

 

Nesta sexta-feira (6), a cidade enfrentou um aumento substancial no volume do rio Negro, que superou a marca de 8 metros, deixando inúmeras famílias desabrigadas, principalmente na região da Vila Solidariedade.

 

“Hoje, pelo menos 400 pessoas já deixaram suas casas e muitas delas buscaram refúgio nas casas de parentes e amigos. Já nos abrigos municipais, estamos até o momento com cerca de 150 pessoas alojadas”, disse.

 

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a previsão para os próximos dias ainda é desafiadora, com alta incidência de chuva no sábado (7) e domingo (8).

 

“Com o apoio da Defesa Civil, do Exército e demais voluntários, estamos retirando as pessoas, móveis e pertences das casas próximas aos rios com antecedência. Estamos trabalhando de forma preventiva para evitar perdas humanas e materiais. Precisamos nos preparar para o pior cenário e trabalhar com esta possibilidade”, disse.

 

Na quinta-feira (5), Mafra decretou situação de emergência por conta das fortes chuvas. Segundo Maas, o decreto permite que o município busque recursos junto aos governos estadual e federal para a reconstrução das áreas afetadas pela chuva. A medida também facilita a destinação de parte do orçamento da prefeitura para a compra de alimentos e mantimentos para os abrigos.

 

“Ainda estamos avaliando os danos, mas em nossa análise inicial, teremos que reconstruir pontes, bueiros e estradas, tanto na área urbana como no interior. Os prejuízos estimados são de cerca de R$ 2 milhões, sem levar em conta os prejuízos individuais das famílias afetadas”, disse.

 

Maas destacou ainda a generosidade e o apoio da comunidade local com a doação de mantimentos às vítimas da enchente. Os donativos podem ser entregues no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Central, na antiga Estação Ferroviária de Mafra. “Tenho certeza de que, juntos, enfrentaremos mais essa situação de calamidade no município”, concluiu o prefeito.