Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura montam força-tarefa para atuar na enchente

Até o momento, 14 famílias estão abrigadas no Ginásio de Esportes José Müller. Total de desalojados é de 242 pessoas.

 

 

As fortes chuvas que atingiram a região mobilizaram a prefeitura de Rio Negro, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros entre ontem (5) e hoje (6).

 

Ao Riomafra Mix, o prefeito de Rio Negro, James Valério, ressaltou a importância de ações preventivas para realocar pessoas e seus pertences com antecedência, minimizando os prejuízos causados pelas enchentes.

 

Segundo o prefeito, até o momento, há 14 famílias alojadas no Ginásio de Esportes José Müller e 52 famílias cadastradas, que receberam abrigo na casa de parentes e amigos. Até o momento, o total de desabrigados é de 242 pessoas.

 

O prefeito enfatizou a importância do apoio de entidades e voluntários para minimizar os danos causados pela enchente. “As famílias que estão abrigadas no Ginásio de Esportes José Müller estão recebendo todo o auxílio necessário, como café da manhã, almoço, janta e banho. Os animais de estimação também estão recebendo os devidos cuidados”, disse.

 

James também convidou a população a doar alimentos não perecíveis, cestas básicas, água, roupas em bom estado, calçados, cobertores e itens de limpeza e higiene pessoal nos pontos de arrecadação disponíveis em Rio Negro: Secretaria de Assistência Social (prédio do antigo Fórum), Ginásio de Esportes José Müller, Sesc Senac, ACI de Rio Negro, Corpo de Bombeiros e subprefeitura do Lageado dos Vieiras.

 

O coordenador da Defesa Civil de Rio Negro, Daniel Teixeira, destacou que os bairros mais afetados até o momento são a Vila Paraná, Vila Paraíso, Volta Grande e Jardim Zelinda. Teixeira enfatizou o trabalho incansável da equipe, que monitora constantemente os pontos de alagamento e está em prontidão a qualquer hora do dia para atender as ocorrências.

 

Ele ressaltou que algumas pessoas estão relutando em sair de suas casas e pediu a colaboração da população para deixarem as áreas de risco antes de maiores prejuízos.

 

O sargento Grockoski, do Corpo de Bombeiros de Rio Negro, informou que três equipes, duas caminhonetes e dois barcos estão prontos para o resgate das famílias e seus pertences. “Pedimos que a população não espere a situação se agravar para acionar a emergência”, disse.

 

Com a previsão de fortes chuvas para o fim de semana, o efetivo do Corpo de Bombeiros está de sobreaviso e à disposição da população pelo 193.

 

“As autoridades locais estão unindo esforços para enfrentar as enchentes em Rio Negro, e a colaboração da comunidade é essencial nesse momento desafiador”, concluiu.