Mafra amplia coleta de resíduos para bairros do interior

Serviço iniciado em agosto de 2023 pela Seluma abrange 28 localidades.

Foto: Divulgação

 

 

Mafra ampliou a coleta de resíduos sólidos. O interior do município também está no cronograma do descarte correto de materiais recicláveis e de resíduos orgânicos. O serviço realizado pela Seluma começou em 2023, sem qualquer alteração na tarifa, e é uma das formas de contribuir para o meio ambiente, além de evitar a propagação de doenças. A coleta acontece duas vezes por semana em 28 distritos e bairros do interior. O cronograma está disponível no site da prefeitura: mafra.sc.gov.br.

 

Atualmente, cerca de 36 toneladas de materiais recicláveis são coletadas em Mafra por mês. Todo esse volume pode ser reaproveitado, transformado em novos produtos, movimentando a economia e também gerando empregos. Para se ter uma ideia, no Brasil, apenas 4% dos quase 82 milhões de toneladas de resíduos são reciclados.

 

Com o serviço de coleta seletiva e de resíduos orgânicos ampliado, Mafra é um exemplo no descarte correto dos resíduos em benefício do meio ambiente e da comunidade. A gestão do lixo é uma responsabilidade de todos, tanto na área urbana quanto no interior. Por isso, cabe à população fazer a separação correta. Confira quais são os tipos de resíduos e entenda o que separar:

 

Resíduos Transformáveis

Todo material orgânico que pode ser compostado e transformado em adubo. Exemplo: sobras de alimento.

 

Resíduos Rejeitáveis

Tudo que não pode ser reciclado, nem compostado. Ou seja, não são adequados para virar adubo. São materiais como papel higiênico, guardanapos, fraldas descartáveis, absorventes, preservativos, etiquetas e fitas adesivas e papel carbono. Além de esponja de aço, latas de inseticida, verniz, tinta, espelhos, vidros de janela e tampos de mesa, pratos, refratários e óculos.

 

Rejeitáveis com descarte diferenciado

Medicamentos: Os medicamentos vencidos ou em desuso, devem ser encaminhados aos postos de saúde ou farmácias.

 

Óleo de cozinha: Pode ser destinado às escolas das redes municipal e estadual que participam do programa Verde é Vida da Afubra. Informe-se na escola dos seus filhos ou na própria Afubra.

Lâmpadas, pilhas e baterias: Devem ser entregues aos estabelecimentos que as comercializam ou nas assistências técnicas autorizadas.

 

Resíduos Recicláveis

Materiais que podem ser reutilizados ou transformados em outros produtos. Todos os recicláveis devem estar separados, limpos e secos. Vidros quebrados e objetos pontiagudos devem ser embrulhados para evitar acidentes.

 

Papel: Embalagens longa vida, jornais, revistas, livros, caixas de papel e papelão.

 

Plásticos: Garrafas de água e refrigerante (pets), sacolas plásticas, brinquedos, utensílios domésticos e embalagens de produtos de limpeza.

 

Metal: Latinhas de alumínio (bebidas), latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate), ferragens, pregos e panelas.

 

Vidro: Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens.

 

Seluma trabalhando por uma Mafra mais sustentável.”