Meteoros são registrados cruzando o céu de Mafra; veja vídeo
Os registros foram feitos na Vila Nova, onde o Moisés Buchweitz mudou propositalmente a posição de uma câmera para captar o fenômeno.
Dois meteoros do tipo bólido foram filmados passando pelo céu de Mafra entre a noite de quinta-feira (17) e a madrugada de sexta (18).
Os registros foram feitos por meio de uma câmera de segurança de uma residência, na rua Industrial Paulo Fleischmann, na Vila Nova.
Moisés Buchweitz, dono da casa, conta que a posição da câmera foi mudada propositalmente para o céu, na tentativa de capturar alguma imagem. “Eu sabia que durante a noite teria chuva de meteoros, aí resolvi mudar a posição da câmera para ver se conseguia registrar o fenômeno”, explicou.
Segundo Moisés, essa é a segunda vez que registra um fenômeno como este. “Aproveitei que estou de férias e fiquei acordado para acompanhar. Mas já fui trabalhar com sono, fora outras vezes que acordei de madrugada pra ver e o tempo não ajudou”, contou.
O fenômeno
Os registros feitos pelo morador de Mafra são de parte da chuva de meteoros Leônidas, que estava prevista para a madrugada desta sexta-feira (18).
Os meteoros, originados do cometa 55P/Tempel-Tuttle, puderam ser vistos a olho nu de todo o Brasil.
O fenômeno começou a após a 1 hora, mas o pico ocorreu por volta das 3 horas, onde os fragmentos que brilharam em formato de estrela cadente, podendo observado com maior intensidade.
A chuva Leônidas ocorre anualmente em novembro, isso porque a Terra, ao se mover ao redor do Sol, passa, nessa altura do ano, pela trilha de restos do cometa 55P/Tempel-Tuttle.