Saúde de Mafra começa a aplicar a vacina bivalente contra a covid-19

Vacina oferece proteção contra a cepa original do SARS-CoV-2 e a variante Ômicron.

Foto: SESA

 

 

A Saúde de Mafra começou nesta segunda-feira (27) a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 nas unidades de saúde do município.

 

A vacina bivalente oferece proteção contra duas cepas do vírus: a cepa original do SARS-CoV-2 e a variante Ômicron.

 

Nesta primeira fase, pessoas acima de 70 anos, imunossuprimidos acima de 12 anos, indígenas, quilombolas e ribeirinhos que tenham recebido duas ou mais doses há mais de quatro meses estão aptos a receber a dose de reforço.

 

As fases subsequentes da vacinação bivalente incluirão pessoas de 60 a 69 anos de idade, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.

 

Caso a pessoa se enquadre nos grupos prioritários, mas não tenha recebido nenhuma dose ou apenas uma dose monovalente, terá que completar o esquema primário com duas doses antes de receber o reforço com a bivalente.

 

Confira o cronograma e a previsão de vacinação para cada grupo:

 

Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; funcionários e pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos, imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas (Já disponível).

 

Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade (previsão de início em 6 de março);

 

Fase 3: gestantes e puérperas (previsão de início em 20 de março);

 

Fase 4: trabalhadores da saúde (previsão de início em 17 de abril);

 

Fase 5: pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de liberdade (previsão de início em 17 de abril).