Sede do Clube Vila Nova começa a ser demolida

Fundado em 20 de março de 1923, o local foi palco de milhares de eventos, entre bailes, shows, casamentos e formaturas.

Fotos: Robson Komochena

 

 

Faltando pouco menos de 50 dias para o seu centenário, foi iniciada nesta semana a demolição da antiga sede da Sociedade Concórdia Vilanovense, o popular Clube Vila Nova, em Mafra.

 

Fundado em 20 de março de 1923, o local foi palco de milhares de eventos, entre bailes, shows, casamentos e formaturas.

 

Sem atividades desde o final de 2017, o desabamento de parte do telhado na madrugada de 27 de dezembro do ano passado decretou o que já se desenhava há pelo menos cinco anos: a demolição da estrutura.

 

 

Um dia após o acontecimento, em conversa exclusiva com o Riomafra Mix, o presidente do clube, Valdemar Stoberl, detalhou o que fez a sociedade chegar na situação atual e antecipou a notícia da demolição do salão.

 

Nesta semana, a diretoria começou a fazer a retirada dos freezers, caixas d’água e outros equipamentos para demolir a estrutura.

 

Na manhã desta quarta-feira (1), a retirada das janelas laterais deixou a demolição mais evidente para quem passa na rua Gustavo Friedrich.

 

 

“Vamos retirar a cobertura de zinco para, na sequência, derrubar a parte central do clube. Com a estrutura no chão, vamos retirando as madeiras com mais calma e sem risco a ninguém”, explicou o presidente.

 

O futuro da sociedade ainda é incerto. O presidente destacou que, neste momento, a prioridade é resolver a demolição do salão. “Existem ideias de manter e por uma cobertura na parte de baixo, que é de alvenaria. Mas ainda vamos estudar. Eu quero encerrar minha gestão”, finalizou Valdemar, que preside o clube desde 1990 e faz parte da diretoria há 45 anos.

 

 

Leia também

– Imagens inéditas mostram interior do Clube Vila Nova após desabamento do telhado; veja

– “Teremos que demolir, não há outra alternativa”, diz presidente do Clube Vila Nova