Vigilância Epidemiológica alerta para cuidados com a leptospirose

Mafra registrou recentemente um caso de leptospirose na área central do município. Sintomas podem ser confundidos com os da gripe.

Foto: Divulgação

 

 

Recentemente, Mafra registrou um caso de leptospirose em um morador da área central do município. Como forma de prevenir novos casos, uma vez que os sintomas podem ser confundidos com os da gripe, a Vigilância Epidemiológica alerta para os cuidados de prevenção à doença.

 

A leptospirose é uma doença grave, causada por bactéria presente na urina contaminada de animais, principalmente de ratos e camundongos. Os cães também podem se tornar transmissores pela urina contaminada.  Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, dores nos músculos, principalmente na panturrilha, calafrios, icterícia e alteração na quantidade ou na cor da urina (cor avermelhada).

 

Cuidados

Conforme orientações da Vigilância Epidemiológica de Mafra, para combater a doença é necessário a adoção de constantes medidas de higiene, além de alguns cuidados como:

 

– Não deixar que crianças nadem ou brinquem em rios e córregos próximos às cidades;

– Não deixar mato alto em jardins e quintais;

– Usar botas e luvas quando trabalhar em áreas com possível água contaminada (enchentes, túneis, galerias e banhados);

– Guardar alimentos em potes fechados e manter as cozinhas e despensas limpas;

– Colocar o lixo em sacos plásticos e lixeiras tampadas. Não jogar em terrenos baldios;

– Manter o quintal limpo;

– Tampar os buracos da casa e possíveis entradas de ratos;

– Vacinar os cães contra leptospirose, manter o local destinado aos animais domésticos sempre limpo e recolher as sobras de comida e/ou ração.