Qual o impacto da pandemia na prevenção ao câncer?

Com as restrições impostas pela pandemia, houve uma diminuição de 30% na descoberta de casos de câncer.

 

 

O “Momento Unimed” desta semana recebeu o médico oncologista Francisco Zoccola para falar sobre o impacto da pandemia na prevenção ao câncer.

 

Durante a pandemia, por medo de contrair o covid-19, muitas pessoas deixaram de procurar o médico ou suspenderam o tratamento do câncer. Segundo Zoccola, essa negligência afetou os pacientes da doença, principalmente, porque quando diagnosticado no início, o câncer pode ser tratado e as chances de cura são maiores.

 

“Desde 2020, houve uma diminuição de 30% na descoberta de casos de câncer. Por conta das limitações e restrições da pandemia, estes tumores não foram detectados precocemente, e isso deverá impactar a sobrevida dos pacientes nos próximos cinco anos. O diagnóstico tardio é uma das principais causas de mortalidade entre os pacientes”, explica o médico.

 

Ainda conforme Zoccola, os serviços de saúde estavam todos voltados para o tratamento da covid-19, e por estarem sobrecarregados, muitos exames preventivos tiveram que ser adiados. “Agora que estamos com a terceira dose da vacina e os casos da nova variante são menos letais, orientamos as pessoas que deixaram de fazer os exames preventivos, que voltem a realizar suas consultas de rotina para garantir o diagnóstico precoce e uma chance de cura maior”, pontuou.