Governo autoriza a abertura de três concursos públicos com 230 vagas

Portarias preveem que editais sejam publicados em até seis meses. Salários podem chegar a R$ 21 mil.

Foto: Divulgação

 

 

O governo federal autorizou a abertura de três concursos públicos que, somados, possuem 230 vagas. As portarias foram publicadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nesta quarta-feira (26).

 

Com salários que podem chegar a R$ 21 mil, os editais devem ser publicados em até seis meses.

 

Vagas

Veja, abaixo, quais os cargos foram autorizados para concursos públicos.

 

Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO)

Com 100 vagas disponíveis, o concurso público será de nível superior para o cargo de analista de planejamento e orçamento. Durante o governo anterior, o ministério foi extinto e voltou a ser instituído somente em janeiro de 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

O órgão é responsável por planejar e elaborar políticas públicas para o desenvolvimento do país, além de acompanhar o plano plurianual de investimentos, os orçamentos anuais e avaliar os financiamentos externos.

 

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Com 80 vagas disponíveis, o concurso público será de nível superior para o cargo de técnico de planejamento e pesquisa.

 

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Com 50 vagas disponível, o concurso público será de nível superior para o cargo de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações.

 

As portarias estabelecem que o prazo mínimo entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do concurso público é de dois meses. Além dos 3 editais já anunciado, o governo deve abrir ainda concursos públicos para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) com 40 vagas e para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com 50 vagas.