Programa vai castrar cães gratuitamente em Rio Negro

Serviço de castração social será oferecido a tutores com renda familiar total de até dois salários mínimos.

Foto: Divulgação

 

 

Cerca de 240 cães serão castrados anualmente em Rio Negro através do novo programa de castração social desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

 

Todo mês, 10 machos e 10 fêmeas serão castrados gratuitamente, através de clínicas veterinárias credenciadas.

 

Além de auxiliar no controle da população de cães nas ruas, a castração também contribui para a prevenção de doenças, promovendo uma vida mais longa e saudável aos animais de estimação.

 

O serviço de castração social será oferecido a tutores rionegrenses com renda familiar total de até dois salários mínimos. A seleção dos beneficiados será feita pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Rio Negro.

 

Cadastro e procedimentos

Os interessados já podem realizar o cadastro na Secretaria de Assistência Social, localizada no antigo prédio do Fórum de Rio Negro, no Centro. Serão necessários os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência e comprovantes de renda familiar.

 

Os tutores preencherão um formulário de cadastramento com todas as informações necessárias para a seleção dos animais. Cada família poderá cadastrar um cachorro por mês.

 

Após o cadastramento, a médica veterinária da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizará uma pré-avaliação dos animais em suas propriedades, identificando e registrando seus dados. Em seguida, as informações serão repassadas para as clínicas veterinárias credenciadas.

 

Os tutores aprovados serão convocados para comparecer em uma das clínicas credenciadas para realização do exame físico e da cirurgia.

 

Informações importantes

– O transporte dos animais até a clínica veterinária será de responsabilidade do tutor.

– A autorização para a cirurgia e as medicações no procedimento ficarão a cargo da prefeitura de Rio Negro.

– O pós-operatório, incluindo a prescrição das medicações, será responsabilidade do tutor.

– Os animais devem ser saudáveis, sem doença pré-existente.

– O retorno do animal à clínica veterinária para a retirada dos pontos ocorrerá após 7 a 10 dias da cirurgia, conforme orientação do médico veterinário.