100 mil unidades sem energia elétrica no Planalto Norte: entenda o que causou as falhas

Em nota, a Celesc explicou que uma falha em uma linha de transmissão de 138kV ocasionou o problema.

Tela do sistema com chamados registrando falta de energia por volta das 13h50 em Rio Negro e Mafra. Cada bolinha representa um chamado em aberto. Imagem: Celesc/Divulgação

 

 

Uma falha em uma linha de transmissão de 138 quilovolts deixou quase 100 unidades consumidoras sem energia elétrica na região do Planalto Norte.

 

Segundo a Celesc, o problema afetou Mafra, Itaiópolis, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Rio Negro.

 

Em nota, a Celesc informou que, após a ocorrência, as equipes de emergência percorreram as linhas para identificar o problema, e que foram realizadas manobras para o retorno do fornecimento, ocasionando instabilidade nas linhas de distribuição.

 

Ainda, segundo a estatal, às 13h48, as subestações Brasília, São Bento e Rio Negrinho já haviam sido restabelecidas.

 

Em razão das manobras que estavam sendo realizadas, uma nova queda de energia foi registrada às 14h42, porém, o retorno do sistema elétrico ocorreu minutos depois, às 14h46. Em algumas regiões de Mafra, Itaópolis e Rio Negro, o abastecimento ficou prejudicado até 16h.

 

Na região de Mafra, cerca de mil unidades consumidoras ainda aguardam o restabelecimento da energia.

 

Estragos com o vento

De acordo com informações a agência regional da Celesc em Mafra, o mau tempo e vendaval na região também ocasionou falta de energia.

 

Fotos: Celesc/Divulgação

 

Cerca de 300 unidades consumidoras estão sem abastecimento na localidade de Rio da Areia, onde pinheiros caíram sobre a rede elétrica, deixando três postes quebrados e vários cabos arrebentados.

 

Uma equipe já trabalha no local e a previsão de reestabelecimento é por volta da meia-noite.